Dando continuidade ao Programa "Escola o Tempo Todo", cujas atividades tiveram início durante as férias de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de Osasco (SP), em parceria com a Planeta Educação, está oferecendo 13 diferentes oficinas temáticas em mais de 50 unidades escolares, visando atender os alunos com atividades lúdicas e diferenciadas no contraturno das aulas.
Em reunião ocorrida no mês de março, a secretária de Educação, Profª Régia Gouveia Sarmento, compartilhou sua expectativa em relação ao sucesso do programa com mais de 100 profissionais que atuarão nas oficinas, entre supervisor pedagógico, coordenadores de área e educadores. “Espero que a etapa anual do "Escola o Tempo Todo" seja um sucesso assim como foi a etapa de férias, com as crianças muito felizes e os professores contentes com o projeto”, reforçou.
Estão sendo oferecidas oficinas baseadas em conteúdos pedagógicos que visam estimular a aprendizagem e aumentar o interesse dos estudantes pela escola, abordando temas como: Capoeira; Dança; Futebol; Futsal; Inglês; Interação Digital; Jogos Cooperativos, de Linguagem e Tabuleiro; Judô; Música; Raciocínio Lógico e Teatro. “É uma verdadeira integração entre o ensino "regular" e aquele que consideramos "extraclasse", com o objetivo de favorecer nosso aluno em seu aprendizado e desenvolvimento”, salientou a secretária.
Serão oferecidos todos os materiais necessários para a participação dos alunos, que poderão se inscrever em até 4 oficinas diferentes. Conheça abaixo o descritivo de cada uma delas:
Capoeira - Como atividade recreativa e educacional, a capoeira estimula o aluno a desenvolver suas habilidades de flexibilidade, agilidade, resistência, velocidade, equilíbrio, coordenação, além de ritmo e resistência.
Dança – Oportuniza a representação de diversas culturas, retratando seus valores, crenças, trabalho e significados.
Futebol – Visa ampliar o universo de possibilidades dos alunos, respeitando a diversidade de formas de abordagem para a aprendizagem, entre elas as situações de jogo coletivo, os exercícios de preparação corporal, de aperfeiçoamento e de improvisação.
Futsal - Enquanto participante de atividades específicas destinadas aos jogos, nesta oficina o aluno desenvolve habilidades essenciais para a vida no que se refere a conceitos de cooperação, incentivo mútuo e trabalho em equipe.
Inglês - Subsidia os alunos no aprendizado de uma segunda língua com base nas quatro habilidades básicas - falar, ouvir, ler e escrever, a fim de sistematizar progressivamente os conteúdos de ensino e as funções comunicativas mais relevantes.
Interação Digital – Oferece atividades integradas aos recursos tecnológicos de acordo com cada período da vida escolar – 1º e 2º anos (Histórias Digitais), 3º e 4º anos (Desenho Animado) e 4º e 5º anos (Edição de Vídeos).
Jogos Cooperativos - Esta oficina tem como objetivo desenvolver nos alunos a união, reforçando a confiança em si mesmo e nos outros.
Jogos de Linguagem – Estimula os alunos a apreciarem os mais variados gêneros textuais, considerando a função social dos diferentes textos e as várias formas de comunicação entre os interlocutores.
Jogos de Tabuleiro – Trabalha-se o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, preparando os alunos para situações e adversidades enfrentadas na vida, como saber lidar com pessoas com opiniões distintas.
Judô - Nesta oficina, são trabalhadas diversas habilidades para que o aluno amplie seu conhecimento acerca do próprio corpo, aperfeiçoando seus reflexos naturais e equilibrando seus impulsos diante de situações-chave.
Música - Os alunos desenvolvem suas aptidões musicais, a sensibilidade e o gosto pela música, além de serem estimulados em relação ao espírito de cooperação e respeito mútuo.
Raciocínio Lógico – Promove habilidades como criar, interpretar, relacionar, explicar, argumentar e resolver problemas, que são frequentemente exigidas em nosso cotidiano e necessitam de tomada de decisão em todas as circunstâncias.
Teatro - Nesta oficina, o aluno aprende a improvisar, enquanto desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, o entrosamento com as pessoas, o vocabulário, as habilidades emocionais e as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário).
# Harvard coloca Big Data na sala de aula
# Conferência internacional reúne especialistas na área de Inovação Acadêmica
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular