Ousadia, capacidade de inovação e potencial para transformar o mundo. Se você reúne essas características e tem entre 15 e 35 anos, esta é a última semana para se inscrever na seleção de novos integrantes da Rede Wings For Change, uma comunidade de jovens empreendedores sociais que recebem apoio para ampliar o impacto de suas iniciativas. Podem participar ativistas, fundadores de negócios sociais, líderes comunitários e responsáveis por ONGs.
No total serão selecionados cinco novos membros. Eles passarão a integrar a rede, que já é composta por outros 10 empreendedores sociais que foram selecionados no ano passado. Além de receber um fundo de impulso no valor de R$ 5.000, os integrantes terão a oportunidade desenvolver um planejamento do seu negócio social, criar conexões com futuros parceiros, realizar viagens de aprendizado e consultar experts relacionados com a área jurídica, contábil, de comunicação e de captação de recursos. Eles também têm acesso a bolsas de estudos de escolas parceiras para ampliar o seu conhecimento.
Para participar da seleção é importante que as iniciativas já tenham um histórico de realizações. Os candidatos devem gravar um vídeo de até três minutos respondendo à pergunta:“O que você está fazendo pra mudar o mundo?”. Em seguida, eles devem publicar esse conteúdo no YouTube e enviar o link para rede@wingsforchange.org.br. O e-mail deve conter informações sobre o empreendedor, incluindo o nome, idade, cidade, estado e telefone de contato.
Uma equipe do Instituto Asas irá analisar os vídeos enviados e escolher 15 finalistas, que serão chamados para participar de um painel de entrevistas. Após a indicação dos cinco selecionados, como uma etapa final, eles receberão uma visita da coordenação para apresentar de perto o projeto desenvolvido por eles e formalizar a participação na Rede Wings for Change.
O movimento Bike Anjo é uma das iniciativas que já integram a Rede. No projeto, ciclistas experientes ensinam gratuitamente pessoas com menos experiência a andar de bicicleta com segurança na cidade. De acordo com João Paulo Amaral, coordenador da iniciativa, a participação na Rede foi importante para estruturar o projeto, pensar em formas de sustentação financeira e atuar no planejamento de campanhas para adesão de novos voluntários. “A gente começou a entender que fazia um empreendimento social, mas precisava desenvolver uma bagagem estratégica para isso”, contou.
Segundo Amaral, uma dica fundamental para os candidatos que pretendem se inscrever é apresentar com clareza o projeto, além de mostrar como a organização atua e quais são os impactos que ela promove na comunidade. “É fundamental ter um projeto convincente e que possa mobilizar as pessoas para gerar transformações.”
Fonte:
Porvir
# Crianças devem aprender lógica – e não programação
# Modelo de progressão continuada na escola deve ser revisto, propõe sindicato
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular