Os alunos da Escola Municipal Profª Mônica Sene do Nascimento Silva, em Lorena (SP), desenvolveram um projeto integrando e ampliando o uso dos recursos tecnológicos. O projeto "O carteiro chegou" – nome inspirado em livro homônimo – permite aos alunos utilizar recursos multimídia no Laboratório de Informática Educacional, como editores de textos e imagens, e o acesso a sites de pesquisas, para complementar o conteúdo trabalhado em sala de aula.
O objetivo é tornar a leitura, com auxílio da tecnologia, uma atividade prazerosa e interativa, além de ensinar aos alunos os gêneros textuais existentes. De acordo com a mediadora de Informática Educacional, Fernanda Valéria Pereira Moliterno, produzir bons leitores é o grande desafio da atualidade. “É necessário que sejam inseridos na vida do aluno vários tipos de textos, e o livro "O carteiro chegou" nos ajuda com essa interação. Ele foi escolhido porque é uma obra cativante, relata a visita do carteiro – um personagem que faz parte da vida diária da criança – e dos personagens dos contos de fadas que são fontes de inspiração”, afirma Moliterno.
Para a professora Daniela Aparecida Silva Ribeiro, abordar os gêneros textuais é uma ferramenta de ensino que vem ao encontro das expectativas do conteúdo de Língua Portuguesa. “É uns dos meus temas favoritos para abordar em sala de aula, pois há uma riqueza de ideias que podem ser aproveitadas com cada tipo de gênero e tipo de texto, além de estimular a leitura e a curiosidade dos educandos quanto aos meios de comunicação escrita”, ressalta.
As aulas terão atividades práticas para a criação de um livro confeccionado pelos alunos com diversos tipos de texto, visita ao Correio para postagem de cartão postal e confecção de árvore para pendurar os textos produzidos pelos alunos nas aulas de Informática Educacional.
Os trabalhos serão expostos para que todos os alunos e a equipe escolar tenham acesso às atividades produzidas. O projeto beneficiará 67 alunos do 3º e 4º anos e terminará em junho de 2014.
# Parte dos alunos da USP Leste terá aulas em faculdades particulares
# Plataforma investe no ensino adaptativo e oferece exercícios e testes baseados em jogos
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular