Gestores escolares e professores da educação infantil e do ensino fundamental de todo o país já podem começar a se preparar para a 17ª Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. Com o objetivo de valorizar o trabalho do docente e disseminar práticas educativas de sucesso, o prêmio irá selecionar dez educadores que se destacaram no desenvolvimento de projetos que colaboram com o processo de aprendizagem dos alunos. As inscrições estarão abertas entre 5 de maio e 6 de julho, mas já é possível conferir o regulamento detalhado no site e começar a trabalhar na inscrição.
Para participar do prêmio, os professores e diretores devem elaborar um relatório sobre a experiência educativa realizada por eles. Entre as informações apresentadas, eles devem incluir: a justificativa para a realização do trabalho; objetivos da atividade; metodologia de desenvolvimento; conteúdos curriculares ligados à proposta; adaptação da iniciativa, no caso de existirem alunos com necessidades educacionais especiais; avaliação do aprendizado dos alunos; e a autoavaliação do trabalho pedagógico do professor ou diretor.
Os projetos serão avaliados pela adequação aos objetivos do prêmio, as ações desenvolvidas e o impacto no processo de aprendizagem dos alunos. Inicialmente, todos os 50 finalistas selecionados serão contemplados com uma assinatura da revista Nova Escola e, no caso dos 20 mais bem colocados, um tablet. Além disso, os dez educadores vencedores também recebem um vale presente no valor de R$ 15 mil, que será entregue na forma de um cartão de crédito pré-pago. Esses 10 mais bem avaliados concorrem ao prêmio educador do ano, que será realizado no mês de outubro, em São Paulo.
No site do prêmio Educador Nota 10, os participantes podem encontrar vídeos dos vencedores da edição passada explicando sobre o diferencial dos seus projetos. Os educadores interessados em participar do concurso também podem conferir algumas dicas para a estruturação das suas propostas. Alguns dos conselhos indicados no site são pensar em atividades que comprovadamente impactaram a aprendizagem dos alunos, indicar como ocorreu o processo de avaliação e apontar os conteúdos trabalhados.
Os finalistas selecionados devem ser divulgados na primeira semana de agosto. A cerimônia de premiação dos vencedores e a divulgação do Educador do Ano irá acontecer no dia 20 de outubro, na Sala São Paulo.
Fonte:
Porvir
# Parte dos alunos da USP Leste terá aulas em faculdades particulares
# Plataforma investe no ensino adaptativo e oferece exercícios e testes baseados em jogos
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular