Notícia
Prêmio busca alternativas que promovam a melhoria da qualidade do ensino no país - 18/03/2014 16:20:52

Prêmio busca alternativas que promovam a melhoria da qualidade do ensino no país


Com o objetivo de expandir ainda mais as ações que desenvolvem em prol da comunidade onde atuam, as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou particulares de todo o país já estão inscrevendo seus projetos na 21ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. O prêmio é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e já integra o calendário acadêmico das IES.

Nesta edição, ao todo, serão R$ 15 mil, distribuídos entre os vencedores. O coordenador da melhor iniciativa receberá R$10 mil, podendo haver ainda até duas menções honrosas. Interessados em participar devem apresentar projetos nas áreas de pesquisa e extensão; inovações curriculares na graduação, pós-graduação e nos cursos sequenciais; avaliação institucional; modelos de gestão; iniciativas promotoras de inclusão social e de proteção ao meio ambiente.

De acordo com a Diretora Acadêmica da ABMES, Cecília Horta, “os trabalhos encaminhados à ABMES favorecem a realização de estudos e pesquisas voltados para as questões sociais e para o desenvolvimento de alternativas capazes de promover a melhoria da qualidade do ensino no país”. Ela lembra que ao longo de 21 anos, diversos projetos, metodologias e protótipos foram posteriormente patenteados e/ou considerados referências para outras instituições de ensino.

Segundo a Diretora, esse é o ideal do Top, “valorizar iniciativas com foco no bem estar comum e, assim, incentivar que novos projetos sejam desenvolvidos no âmbito acadêmico”.

Quem pode participar

Para concorrer é preciso ter vínculo institucional com alguma Instituição de Ensino Superior, que pode ser pública ou particular, associada ou não à ABMES. Os formulários de inscrição devem ser preenchidos de acordo com o regulamento, disponível no site do Top. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio de 2014.

Instituições que já concorreram em edições anteriores podem participar novamente, inclusive com mais de um projeto. Basta que o protótipo seja executável, replicável à outras IES e tenha êxito comprovado em sua área de atuação.

Participe

Além do valor pago em dinheiro, a ABMES destina uma edição anual do ABMES Cadernos à publicação dos artigos assinados pelos coordenadores das propostas vencedoras. Por meio dessas publicações, as ações ganham visibilidade nas demais IES do Brasil e do exterior. A ABMES também dedica um hotsite com histórico das edições anteriores, projetos vencedores e informações gerais aos interessados. “Isso possibilita que a iniciativa se torne referência para a comunidade acadêmica e possa ser adaptada para a realidade da sociedade", afirma a Diretora da ABMES.

Leia também...
# Projeto pretende ativar o potencial educativo das cidades-sede da Copa

# Dedicação de professores inspira alunos a se interessar por ciências

# Jardim de infância é fácil demais, aponta estudo

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)