O Prêmio Educador Destaque, iniciativa da Secretaria de Educação de Guarujá (SP) em parceria com a Planeta Educação, acontece na próxima sexta-feira, 14, às 20 horas, no Casa Grande Hotel (Avenida Miguel Stefano, 1001 – Enseada). O objetivo é valorizar e reconhecer experiências educacionais inovadoras que estão fazendo a diferença na rede municipal de ensino.
A noite temática “Educação a bordo: Quem conduz esse barco merece nosso reconhecimento” será celebrada com um jantar para 800 convidados, entre eles os professores que conduzem o “barco da educação”, enaltecendo a atividade de educar. Foram inscritos 136 projetos de educadores que relataram suas experiências em escolas municipais, escolas profissionalizantes, Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims) e Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs) ocorridas no ano de 2013.
De acordo com a prefeita Maria Antonieta de Brito, o prêmio tem o objetivo de valorizar, difundir e apresentar a toda a rede as experiências inovadoras que os educadores são capazes de produzir e realizar com os alunos. “O prêmio reconhece os educadores que se destacam pela sua competência, inovação e pela capacidade de olhar ao seu entorno e perceber a centralidade da nossa educação que está no nosso aluno. O que nós queremos é uma educação libertadora, que transforme vidas e faça das pessoas sujeitos de sua própria história”, afirma.
“Teremos relatos de experiências inovadoras de pessoas que se dedicam diariamente à missão de educar e transformar um país pela educação. Esse prêmio foi preparado para valorizar o trabalho de cada um dos nossos profissionais, trocar experiências e demonstrar todo o nosso respeito pelos educadores da rede”, completa a secretária de Educação, Priscilla Bonini.
Todos os educadores inscritos ganharão um certificado de participação. Os 50 melhores projetos serão premiados com um troféu, assim como os finalistas. O primeiro lugar ganhará uma viagem com direito a acompanhante e a unidade escolar correspondente receberá um prêmio surpresa. Segundo e terceiro lugares também receberão um prêmio surpresa.
A seleção dos relatos de experiências foi feita por uma comissão de especialistas, levando em consideração alguns critérios como coerência entre os objetivos e os resultados da iniciativa, existência de vínculo afetivo entre professor e aluno, apresentação em texto narrativo e coesão.
# Fundação Carolina oferece bolsas de estudos na Espanha
# Brinquedo ensina crianças de 3 a 7 anos a programar
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular