A Fundação Carolina, instituição conhecida por oferecer bolsas de estudos para alunos latino-americanos estudarem na Espanha, está com inscrições abertas. Além das tradicionais modalidades que são oferecidas anualmente para mestrado, doutorado e pós-doutorado, a grande novidade desta edição são as formações voltadas para o empreendedorismo, criatividade e inovação. As inscrições para o mestrado se encerram na semana que vem.
Entre as áreas de especialização em empreendedorismo, os estudantes podem concorrer a bolsas para o curso de mestrado em programação e design de games. Os primeiros nove meses de aulas serão realizados de forma presencial no Centro Universitário de Tecnologia e Arte Digital, em Madri. Após esse período, os alunos terão a oportunidade de desenvolver o projeto de um jogo real na Factoría Cultural, uma incubadora de indústrias criativas que promove o treinamento e consultoria para novos empreendedores no segmento das artes, conteúdo digital e comunicação.
A nova modalidade de cursos também contempla vagas no programa Talentum, patrocinado pela Telefónica. O programa oferece ferramentas para incentivar a criação de ideias inovadoras que ajudem a resolver problemas da sociedade com tecnologia. Dentro do Talentum existem cinco cursos de mestrado possíveis: multimídia e comunicações; engenharia das telecomunicações; ciências da computação e tecnologia; engenharia de redes e serviços de telecomunicação; e software e sistemas. Os três primeiros ocorrem na Universidade Carlos III, em Madri, e os dois últimos na Universidade Politécnica de Madri.
Além dos novos cursos na área de empreendedorismo, as modalidades tradicionais que oferecem vagas são ciência e tecnologia; energia, meio ambiente, sustentabilidade e infraestruturas; ciências da saúde; artes, humanidades e comunicação; economia e finanças, organização empresarial e desenvolvimento; e ciências sociais e jurídicas.
O programa de bolsas da Fundação Carolina é resultado de uma parceria entre o setor privado e as agências governamentais do Conselho de Administração da Fundação Carolina. As bolsas são oferecidas para diferentes instituições públicas e privadas da Espanha. O objetivo é promover a ampliação de estudos de especialização universitária para profissionais latino-americanos.
No total, serão distribuídas 523 bolsas. O processo seletivo é realizado por acadêmicos e especialistas em comissões de avaliação que analisam o mérito dos candidatos inscritos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de março para os cursos de mestrado e, para os de doutorado, até 10 de abril. Mais informações sobre as modalidades de bolsas disponíveis podem ser consultadas no site da Fundação Carolina.
Fonte:
Porvir
# CNE vai discutir resolução que fixa idade para pré-escola e ensino fundamental
# Saem regras para preenchimento das vagas remanescentes do ProUni
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular