Usar jogos para promover a aprendizagem não é uma ideia exatamente nova. Mas o uso ampliado de sistemas adaptativos baseados em jogos educativos, a explosão do número de aplicativos de aprendizagem para celular e tablets e a crescente utilização de abordagens pedagógicas baseadas em games faz da gamificação uma das tendências de ensino mais importantes desta década.
De acordo com o Teachers College, da Universidade de Colúmbia (EUA), a gamificação é o uso da mecânica e das dinâmicas de jogos, como as recompensas e os rankings de usuários, para melhorar a motivação e aprendizagem em contextos formais e informais de educação.
Deixando para trás a lógica de jogar alguma coisa de vez em quando no celular ou no tablet para se adotar um horário programado em um sistema adaptativo na escola inteira – como a Quest to Learn, que se organizou em torno dos princípios da gamificação –, é provável que os jogos e/ou a gamificação façam parte da experiência de aprendizagem da maioria dos estudantes.
Embora o uso generalizado de jogos digitais educativos e abordagens pedagógicas baseadas em games sejam relativamente novos, oito princípios da produtividade da gamificação estão surgindo. São eles:
Games eficazes estão alinhados com os currículos, o que torna mais fácil combiná-los com outras formas de ensino e de avaliação. “Uma das coisas que me chama atenção ao ler a Common Core State Standards (base curricular que vem sendo adotada por estados norte-americanos) para a matemática é que o espírito de questionar e de aguçar a curiosidade está de volta”, afirma o desenvolvedor de jogos Nigel Nisbet.
Segundo Mike Flynn, diretor de Programas de Liderança Matemática no Mount Holyoke College, é preciso dar mais espaço para professores e alunos explorarem a matemática. “Ensinar matemática não é mais só memorizar os procedimentos, mas desenvolver ideias e entendimentos matemáticos que beneficiam os alunos para a vida, não apenas para um teste.”
Nossos jogos de entretenimento favoritos são educativos e podemos aprender muito com eles para melhorar os resultados na educação. Se bem estruturados e bem aplicados, games educativos têm o potencial de aumentar a motivação, a persistência e aprofundar o aprendizado dos estudantes.
Fonte:
Porvir/Getting Smart
# Criança precisa de independência para crescer
# Você sabe como avaliar o talento nos jovens?
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular