Os lanches devem ser um complemento das refeições principais, portanto não devem ser volumosos e não têm a necessidade de saciar a fome. A orientação é da nutricionista Cláudia Lobo, que esclarece que se a criança comer muito na hora do lanche, ou vai atrapalhar a refeição seguinte, ou ela vai ingerir calorias excessivas, podendo engordar.
A especialista sugere que antes de os pais prepararem a lancheira do filho, é necessário que a planejem. "Um lanche nutritivo deve ter um tipo de carboidrato junto com uma fonte de proteína", explica. Um exemplo desta combinação é sanduíche com queijo branco ou com uma carne fria. Outras opções sugeridas pela nutricionista são: ovinho de codorna espetado com tomate, espetinho de frutas, salada de frutas com iogurte, frutas com farofa de amendoim torrado, bolo caseiro, pão de queijo caseiro, tapioca com queijo e banana, frutas secas, nozes e castanhas.
Sobre os produtos industrializados, tão práticos e gostosos para o paladar infantil, Cláudia pede que sejam evitados. "São uma bomba de açúcar, corantes e conservantes. Uma vez ou outra, não tem problema, mas a constância vem envenenando as nossa crianças", opina. Ao que acrescenta: "Tudo que é mais natural e é feito em casa, é mais nutritivo".
Confira a entrevista completa de Cláudia Lobo ao Programa Cotidiano da Rádio Nacional de Brasília:
Fonte:
EBC
# Educação não sofre cortes no Orçamento de 2014
# Alunos usam robótica e Lego para evitar desastres
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular