O professor pede um trabalho sobre um assunto determinado e um dos primeiros lugares onde o aluno vai pesquisar é a internet. Assim que o aluno procura algo em ferramentas de pesquisa pela internet encontra milhares de referências que são selecionadas de acordo com suas regras, e o aluno pode, aleatoriamente, escolher qualquer material para basear seu trabalho ou mesmo fazer uma simples cópia do que é encontrado. Com certeza essa não é a melhor maneira de usar a internet para a pesquisa e muito menos a intensão do professor.
Orientar o aluno sobre como pesquisar e principalmente fazer uma filtragem do que ele pode aproveitar de tudo o que é oferecido é importante para que ele veja criticamente tudo que lhe oferecido em uma busca na internet. Principalmente, saber direcionar e filtrar as informações que são importantes e confiáveis que contribuam para o aprendizado. Compartilhar as pesquisas em sala de aula é importante para que aluno saiba o que ele pode usar e o que deve ser descartado, mostrando pontos positivos e negativos de cada pesquisa.
“Há muitos alunos que utilizam a Wikipédia e milhares de educadores que criticam por terem receio a respeito da veracidade das informações. É importante comparar informações e checar a veracidade das informações, e se um site tiver conteúdos com erros ainda não é razão para não acessá-lo e sim uma oportunidade de aprendizagem. Ensinando os alunos a avaliar, selecionar criticamente um conteúdo, comparar fontes e se houver erros na Wikipedia, por exemplo, melhor ainda pois o aluno pode corrigir editando diretamente lá e contribuir dessa forma com a aprendizagem de milhares de pessoas”, destaca Mary Grace, diretora pedagógica do Instituto Paramitas.
Se ainda usando todas as dicas para realizar pesquisas o estudante não encontrar o que ele queria ou ainda se sentir inseguro quanto ao conteúdo, é sempre bom recorrer à boa e velha biblioteca, até mesmo para ter diversas fontes e complementar o que ele já tem.
Veja alguns sites para pesquisa escolar:
Arquivo Público Estado de São Paulo
Fonte:
Instituto Paramitas
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