Educadores da rede municipal de ensino de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, estarão reunidos de 3 a 5 de fevereiro, no CEMUR - Centro Municipal de Recreação e Cultura (Praça Nicola Vivilechio, nº 0) e na EMEF Profª Maria Alice Borges Ghion (Rua Helena Morais de Oliveira, 596, Parque Pinheiros), para participar dos encontros de formação nas áreas de Aprendizagem Sistêmica, Educação Física, Inglês, Artes e AEE (Atendimento Educacional Especializado).
Participarão, ao todo, cerca de 2 mil educadores. Cerca de 700 deles serão capacitados no Módulo I do curso de Aprendizagem Sistêmica para que possam aplicar a metodologia no planejamento das aulas e, desta forma, transformar o aprendizado dos alunos com o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais e de cooperação, diminuindo o distanciamento entre os estudantes de baixo e alto desempenho. Após as formações, os professores terão o apoio e o acompanhamento de formadores da empresa Planeta Educação na aplicação da metodologia em sala de aula.
Também serão oferecidos os cursos “Corpo e Movimento na Infância”, com a professora Daniela Honorato; “Ensinando Inglês através da Contação de Histórias”, com o professor Denilso Lima, criador do site Inglês na Ponta da Língua; “Artes - Metodologia e Prática”, pela professora Vivian Devidé Castro; e “Diversidade e Inclusão na REDE”, com Carolina de Freitas. A abertura ficará por conta do professor João Medeiros de Sá Filho.
Além dos professores do Ensino Fundamental, receberão treinamento específico os educadores e gestores de Educação Infantil, assistentes de Desenvolvimento Escolar, auxiliares de Classe e assistentes de Desenvolvimento Infantil. Para eles, as formações serão oferecidas na EMEF Ugo Arduini e no CEMUR, local onde o empresário Luis Namura Poblacion, da Planeta Educação, irá ministrar a palestra “Educação 3.0 – O caminho certo para o aprendizado do século XXI”, abordando novas metodologias para o uso de tecnologia nas escolas.
O evento marca ainda o início do ano letivo com o atendimento às prioridades indicadas pelas escolas no ano anterior. Projetos pedagógicos, planos de ensino dos professores e o plano de ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) foram ajustados com o objetivo de avançar na direção das metas de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. “Todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental serão beneficiados. Queremos oferecer a educação de qualidade que os alunos da cidade de Taboão da Serra merecem”, frisou Regina Lico, responsável pelo Departamento de Gestão Pedagógica da SEDUC.
# Novo ministro da educação fala em expansão do ProUni e do Fies
# Pronatec terá 8 milhões de matrículas até o fim do ano
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular