Na terça-feira, 28, segundo dia da Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, o Lounge EBC oferece duas oficinas gratuitas para campuseiros. Pela manhã, às 11h, a Fundação Lemann fala sobre dados abertos e conteúdos educacionais na rede. Já a tarde é marcada por dicas do site Juntos! sobre Crowdfunding, adaptação da famosa vaquinha, para financiar projetos coletivos pela rede.
Saiba mais:
11h - “Dados abertos e conteúdos educacionais na rede”
Pela manhã da terça-feira, 28, os participantes poderão conhecer e explocar o portal QEdu, maior plataforma de dados educacionais do país que traz os principais dados educacionais por escola, município e por estado. Gilberto Boari e Ernesto Martins, ambos da Fundação Lemann, analisam também a plataforma de exercícios da Khan Academy, que trabalha uma extensa gama de exercícios de matemática, disponibilizando vídeos para suporte.
"Também falaremos sobre as principais ações da Fundação Lemann com disseminação de dados e tecnologia", explica Martins. Entre as iniciativas da Fundação, estão a hackathon (espécie de maratona) de dados educacionais feita em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os os cursos sobre uso de dados para jornalistas e estudos que fazemos sobre o tema.
15h - “Crowdfunding: Fique por dentro do universo do financiamento coletivo!”
Confortáveis em puffs e sofás, os participantes terão outra oportunidade de conversar mais sobre outras iniciativas na rede. A atividade da vez é o Crowndfunding, formato online da famosa vaquinha, e que tem proporcionados diferentes formas de financiamento coletivo. Amanda da Cunhae Mariana Resegue, do site Juntos!) explicam como como funciona e dão dicas de como fazer a sua campanha dar certo, além de apresentar alguns cases de sucesso.
Em sua sétima edição, a Campus Party traz a São Paulo, durante os dias 27 de janeiro a 2 de fevereiro, uma lista de palestras e atividades bastante conectadas com o universo da inovação em educação. Ou seja, além das palestras voltadas aos geekies e programadores, não faltarão atividades que propõem a conexão entre a tecnologia e processos de ensino e aprendizagem. São palestras, painéis, mesas de debate e workshops que podem servir de inspiração para a melhoria das práticas pedagógicas entre professores e gestores educacionais.
E como o evento também é voltado a empreendedores, a Campus Party ainda contará com outras atividades paralelas como a Call for Startups/Makers, direcionada à desenvolvedores de soluções digitais, inclusive àqueles que possuem ideias relacionada ao campo educacional.
Confira aqui as sugestões compiladas da programação da Campus Party sobre inovação educacional.
Fonte:
EBC
# #CPBR7: Startup Weekend Education e LearnFest acontecem neste mês em São Paulo
# #CPBR7: Campus Party 2014 tem destaques na área de Educação
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular