A Apple anunciou nesta semana que o iBooks Textbooks e iTunes U estão se expandindo para novos mercados na Ásia, América Latina, Europa e em outros lugares ao redor do mundo . O iBooks Textbooks disponibiliza livros didáticos com conteúdo dinâmico, atual e interativo para professores e alunos em 51 países, incluindo o Brasil, Itália e Japão. Já o iTunes U, disponível em 70 países , incluindo agora a Rússia, Tailândia e Malásia, permite que os educadores criem e distribuam cursos para suas próprias salas de aula, ou os compartilhem publicamente no aplicativo.
“O conteúdo e as ferramentas disponíveis para iPad fornecem aos professores novas formas de personalizar o aprendizado como nunca viram antes”, disse Eddy Cue, vice-presidente sênior da divisão de Software e Serviços de Internet da Apple. “Não posso esperar para ver como os professores ao redor do mundo vão criar seus novos planos de aula com livros didáticos interativos, aplicativos e conteúdo digital rico”, afirma.
O iBooks Textbooks oferece aos usuários de iPads livros didáticos em tela cheia e com animações interativas, diagramas 3D rotativos, galerias de fotos e vídeos. O iBooks Textbooks não pesa na mochila, pode ser atualizado sempre, não precisa ser devolvido e conta com cerca de 25 mil títulos educacionais criados por editores independentes, professores e empresas de educação, incluindo o novo conteúdo educacional da Cambridge University Press, Oxford University Press e Hodder Educação.
“Nós acreditamos que recursos como o iBooks Texbooks representam uma grande mudança na aprendizagem, já que desenvolvem múltiplas capacidades em cada aluno”, disse Miguel Dominguez, Diretor de Marketing da Imaxina Novas Tecnologias, da Espanha, um desenvolvedor independente de conteúdo educacional e editor de livros didáticos do iBooks, incluindo "Os Sentidos ", que incorpora elementos interativos como vídeo e imagens animadas do olho humano e orelha para ilustrar como o corpo funciona.
Com o iTunes U os educadores podem compartilhar seus conhecimentos e recursos diretamente com a sua classe ou com o resto do mundo. Este aplicativo gratuito para iOS dá a milhões de alunos o acesso ao maior catálogo online do mundo de conteúdo educacional livre de escolas, universidades e outras instituições de ensino. O iTunes U também dá aos professores a capacidade de integrar suas próprias publicações como parte de currículo do curso, bem como o conteúdo da Internet, centenas de milhares de livros do iBooks , mais de 750 mil obras de coleções existentes no iTunes U, ou qualquer um dos mais de um milhão de aplicativos iOS disponíveis na App Store.
“O iPad é muito mais do que apenas um livro ou apenas um bloco de notas para os alunos - é uma poderosa ferramenta educacional, um parceiro de estudos, uma janela para o passado e um vislumbre do futuro”, disse Sophie Post, professor de história da quarta série da escola Falkner House, no Reino Unido. “Ensinar a história através de uma linha do tempo estática já é coisa do passado. Com este aplicativo posso criar meus próprios livros didáticos e encontrar outras ferramentes para auxiliar no ensino da disciplina”, destaca.
Fonte:
Apple
# 4 aplicativos para criar histórias digitais no iPad
# 10 dicas para escolher uma plataforma educacional
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular