O Skype é uma ferramenta que vem se tornando cada vez mais popular nos computadores de milhões de pessoas ao redor do mundo. Diversas empresas utilizam o software gratuito para fazer ligações e trocar mensagens entre seus colaboradores. Além disso, o programa é usado por pessoas que pretendem treinar o idioma e fazer amigos em outros países.
De olho nos recursos que a ferramenta pode oferecer, profissionais da área de educação sugeriram diversas formas de introduzir o Skype em sala de aula e aproximar os alunos de lugares e pessoas que pareciam estar distantes. As dicas foram compiladas pelo TeachThought. Estas e outras ideias para uso do programa em sala de aula podem ser encontradas na página Skype Educação. No site também é possível encontrar formas de se comunicar com professores ao redor de todo o mundo.
Confira as dicas:
Marque encontros com outras salas de aula
Procure conhecer professores de outras regiões do planeta e marque um encontro com outras salas de aula através do Skype, promovendo a troca de conhecimento e a valorização da cultura de cada um dos países.
Treine outro idioma
Conecte-se com indivíduos ou salas de aula de países com um idioma diferente do seu, criando uma ponte para que os estudantes possam tirar dúvidas de gramática, aprender coisas novas ou até mesmo treinar a pronúncia.
Incentive a paz
Um tema que pode render diversas discussões e projetos é a paz mundial. O assunto pode ser discutido entre alunos de diferentes continentes que têm visões diferentes sobre conflitos e manifestações.
Aprenda sobre o clima
Um projeto interessante para uma aula de ciências pode ser a interação de alunos com colegas de outras regiões do país ou do mundo para aprender sobre o clima local e analisar o comportamento de fenômenos naturais na área escolhida.
Poesia colaborativa
Na aula de português os estudantes podem criar um poema através da produção colaborativa, onde cada grupo de estudantes de salas de aula diferentes cria um trecho da obra e reúne tudo durante uma conferência online.
Faça entrevistas simuladas
Muitas pessoas reclamam que os alunos de ensino médio não saem preparados para o mundo real e muitas vezes enfrentam dificuldades para conseguir um emprego. Uma maneira de ajudar os estudantes é criando entrevistas simuladas entre os jovens e executivos de grandes empresas que se disponham em dedicar um tempo para o projeto. A ideia é que o aluno seja entrevistado por Skype e depois receba um retorno por parte do profissional.
Promova um debate
Procure uma sala de aula que esteja trabalhando um tema em comum para que possam realizar um debate entre os alunos. Este tipo de ação ajuda os estudantes a desenvolverem um olhar crítico e a melhorar suas habilidades de pesquisa e síntese do tema. O uso de vídeo-chamada é ideal para promover o encontro.
Crie músicas
Uma boa dica para as escolas que possuem aulas de música é criar composições em conjunto com outras turmas, inclusive utilizando o Skype para ensaios e performances virtuais após o término da elaboração da música.
Conhecendo a região
Conhecer pessoas de outras regiões do planeta pode ser uma experiência incrível, porém algumas vezes devido à barreira do idioma uma opção pode ser conversar com professores de dentro do país ou até de regiões próximas. Mesmo com as curtas distâncias é possível aprender muitas coisas e encontrar diversas diferenças entre as salas de aula.
Ligação misteriosa
Entre em contato com um professor de outro país e combine para que um grupo de alunos faça perguntas e tente descobrir a nacionalidade dos estudantes enquanto a outra sala de aula responde com dicas diversas sobre o país.
Interação com a biblioteca
Procure conversar com o responsável pela biblioteca da escola para que a interação entre o departamento e os estudantes seja feita também através do Skype, onde alunos podem consultar títulos e pedir opiniões sobre certas obras.
Reforço escolar
Ao invés de promover aulas de reforço escolar dentro da sala de aula deixe os alunos mais a vontade através de reuniões online e plantão no Skype em determinados horários para discussão de possíveis dúvidas que possam surgir durante a execução das tarefas em casa.
Faça videoconferências com alunos ausentes
Quando um aluno fica doente ou precisa se ausentar por um período longo, o ideal é criar videoconferências para que ele não perca o conteúdo que vem sendo estudado em sala de aula. Procure conversar com os pais para ver a possibilidade de criar esta conexão durante a aula.
Programe apresentações
Ao invés de pedir aos estudantes para que apresentem seus trabalhos somente para a sala de aula, crie conferências no Skype para que salas de aula de outras regiões e os próprios pais possam ver o que as crianças estão aprendendo durante o ano letivo.
Promova a inclusão
O Skype pode permitir com que salas de aula recebam alunos com necessidades especiais e com habilidades diferentes dos demais. Procure aproximar estes estudantes dos outros colegas, sem se preocupar com a distância entre eles.
Crie grupos independentes
O professor não precisa estar presente em todos os grupos de discussão. Uma forma de reunir os alunos é criando grupos no Skype sem a presença de um professor e/ou moderador, compostos por alunos de diferentes níveis de aprendizado que possam compartilhar informações entre si.
Crie tours virtuais
Em lugares onde é permitido o uso de câmeras e celulares é possível programar para que estudantes façam um tour virtual, como por exemplo, em alguns museus ou monumentos históricos. Com o Skype instalado em um smartphone e uma boa conexão de internet é possível mostrar um determinado lugar para pessoas do outro lado do mundo.
Aproxime os voluntários
Muitos voluntários adorariam contar suas histórias de vida e mostrar um pouco mais sobre sua carreira para os alunos, no entanto muitas vezes isso não é possível devido a agendas apertadas e longas distâncias. Com o Skype é possível organizar estas pequenas palestras para os alunos. Se o grupo é grande vale a pena levá-los a uma sala com tela de projeção e sistema de som.
Transmita eventos
Em algumas ocasiões parentes de estudantes que desejariam estar em uma apresentação de teatro, música ou outro tipo de performance na escola podem não conseguir estar presentes fisicamente, porém através de transmissões ao vivo é possível acompanhar o aluno e o evento como um todo.
Contação de histórias
Se você conhece algum professor que possa ser um bom contador de histórias, organize videoconferências com salas de aula do ensino infantil para que possam escutar estas narrações de outras pessoas e não só de um mesmo professor.
Fonte:
TeachThought
# 10 dicas para escolher uma plataforma educacional
# Escolas particulares trocam livros impressos por tablets
# Design thinking chega às salas de aula
# Veja outras notícias do Planeta Educação