Notícia
Projeto quer inspirar jovens a escolher carreira - 13/01/2014 10:46:08

Foto de formando


O Ministério da Educação encerra hoje a primeira rodada de inscrição de seu sistema de seleção unificada, o Sisu. Isso quer dizer que, neste exato momento, mais de dois milhões de jovens brasileiros estão fazendo a difícil escolha sobre qual carreira seguir. Para mostrar opções alternativas a tantos estudantes, o Movimento Y quer filmar a história de jovens que passaram por essa dificuldade, mas conseguiram dar um sentido à sua vida profissional ao encontrar um ponto de equilíbro entre fazer o que gosta e ganhar dinheiro. O projeto está levantando fundos no Catarse e é possível doar até 18 de janeiro.

“Tem muito jovem perdido e muito profissional infeliz. Queremos mostrar histórias de quem acertou, errou e conseguiu vencer e hoje impacta a vida de um monte de gente”, diz o educador Ademar Bueno, que idealizou a iniciativa com o jornalista Renato Guimarães e o diretor de TV Célio Machado. Com o dinheiro arrecadado, o trio de empreendedores pretende filmar 10 vídeos, cada um com a história de um jovem da geração Y, aquela nascida entre o início da década de 80 e meados da de 90, e ajudar não só vestibulandos, mas também quem já está no mercado e está questionando suas escolhas.

“Quando um aluno vai buscar informação sobre uma carreira, ele é muito jovem. Ou ele escolhe porque conhece alguém que fez faculdade daquilo ou se baseia em um guia. Se ele quer psicologia, vai ver: tem 5 anos de duração, as principais disciplinas, o campo de atuação. Essas informações são muito frias”, afirma Bueno. Por isso, nos filmes, além de contar a experiência dos jovens, de suas dúvidas e dificuldades sobre a profissão, os empreendedores vão buscar contar também a história das pessoas que tiveram a vida impactada pela atuação do jovem.

A jovem Viviane Soares é uma das que terá o perfil contato em filme. Ela é estudante de psicologia e já trabalha com coaching e treinamento profissional. “Vamos contar não só a história da Viviane, mas também a de seus clientes, a dos parentes de seus clientes. Assim, o aluno pode ter uma visão sistêmica da profissão”, diz Bueno. A previsão é que seja publicado um vídeo por semana em redes sociais e canais web a partir de março. Cada vídeo deverá abordar uma carreira diferente, de forma que áreas bem distintas serão trabalhadas. “Queremos mostrar casos que vão da medicina ao mercado financeiro. Muita gente encontra seu propósito de vida na área social, mas não vamos ficar só nela”, afirma.

E essa é só a primeira parte do projeto. Depois que os vídeos entrarem no ar, a intenção do trio de empreendedores é reuni-los em uma plataforma virtual em que estudantes e jovens profissionais poderão contar suas experiências na busca por alinhar um propósito de vida com o que estudou na universidade. “Com a participação de jovens do Brasil inteiro, conseguiríamos aumentar o número de carreiras sobre as quais falamos e fazer com que o Movimento Y se torne um movimento de fato”, planeja Bueno.

Fonte: Porvir

Leia também...
# MIT busca brasileiros inovadores

# Disputa entre cotistas no Sisu é maior, informa MEC

# Governo discute ampliação da banda de internet em escolas e hospitais universitários

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)