Com uma programação cada vez mais diversificada, a 7a edição da Campus Party – um dos maiores eventos de tecnologia do país – vai trazer à São Paulo, durante os dias 27 de janeiro a 2 de fevereiro, uma lista de palestras e atividades bastante conectadas com o universo da inovação em educação. Ou seja, além das palestras voltadas aos geekies e programadores, não faltarão atividades que propõem a conexão entre a tecnologia e processos de ensino e aprendizagem. São palestras, painéis, mesas de debate e workshops que podem servir de inspiração para a melhoria das práticas pedagógicas entre professores e gestores educacionais.
Mesmo com as inscrições já esgotadas (já foram inscritos cerca de 8 mil participantes), as discussões poderão ser acompanhadas ao vivo, pelo portal do evento. Assim, para facilitar a busca pelas melhores encontros que vão ocorrer na Campus Party, o site Porvir resolveu compilar as atividades que mais se relacionam com o campo da educação, ou então que se envolvem com as principais tendências associadas à personalização, experimentação e tecnologia – três dos mais representativos conceitos que devem fazer parte do contexto da inovação educacional em 2014. O guia serve tanto para os participantes interessados no tema que já se inscreveram como aqueles que poderão acompanhar o evento via streaming.
Dividida em 10 tópicos, a compilação traz uma série de temas que os viajantes de primeira viagem poderão vir a conhecer, e posteriormente, até aplicar em sua rotina escolar. Assim, para quem tem dúvidas sobre como utilizar o celular, a robótica, e até outros recursos educacionais digitais como instrumentos pedagógicos poderão se inspirar nas soluções trazidas por especialistas no assunto. O recorte da programação também contempla o uso de plataformas e de programação para estimular ainda mais o aprendizado mais interativo, como a linguagem de códigos Scrath.
E como o evento também é voltado a empreendedores, a Campus Party ainda contará com outras atividades paralelas como a Call for Startups/Makers, direcionada à desenvolvedores de soluções digitais, inclusive àqueles que possuem ideias relacionada ao campo educacional.
Confira as sugestões compiladas da programação da Campus Party sobre inovação educacional:
Palestra: Celulares, mobilidade e currículo nas escolas das redes públicas de ensino – encontro possível?
Quando: 28 de janeiro, 17:00 – 18:00
Onde: Cross Space
Descrição: conversa sobre juventude, cultura digital e mobilização de dispositivos móveis a favor de aprendizagens propostas nos currículos das redes públicas.
Palestrante: Ghisleine Trigo Silveira, autora de publicações na área pedagógica
Painel: Politicas públicas para REA e software livre na educação
Quando: 31 de janeiro, 10:00 – 11:30
Onde: Palco Sócrates
Descrição: Apresentação do conceito de REA e discussão sobre o panorama sobre o assunto no Brasil
Palestrantes: Salete Farias Almeida, especialista em softwares pedagógicos, Bianca Santana, diretora de Educação do Instituto Educadigital, Débora Sebriam, gestora de comunicação do Projeto REA Br, Tel Amiel, pesquisador no Núcleo de Informática Aplicada a Educação da Unicamp.
Painel: Desenvolvimento de games com software livre
Quando: 28 de janeiro, 11:15 – 12:30
Onde: Palco Sócrates
Descrição: Se você tem interesse na criação de jogos eletrônicos, este painel é uma oportunidade de ouvir experiências de pessoas que trabalham com práticas de gerenciamento de equipes e projetos de games e aprender sobre processos de elaboração criativa de jogos.
Palestrantes: Salete Farias Almeida, especialista em softwares educativos, Wilson Kazuo Mizutani, desenvolvedor de games, Vinícius Daros, pesquisador de Aprendizado Mecânico, Fernando Masanori Ashikaga, criador do Mooc para ensino de programação em português: o Python para Zumbis (http://pycursos.com/python-para-zumbis/)
Workshop: Scratch: Quando design e programação viram brincadeira de criança
Quando: 28 de janeiro, 10:30 – 12:30
Onde: Espaço Workshop II
Descrição: não foi fornecida pela Campus Party
Workshop: Scratch: Linguagem de programação para crianças e iniciantes
Quando: 31 de janeiro, 20:30 – 22:30
Onde: Espaço Workshop III
Descrição: na oficina serão trabalhados os conceitos iniciais da linguagem do Scratch.
Oficineiro: Jocemar do Nascimento, coordenador do núcleo de tecnologia educacional municipal de Cascavel.
Mesa: Aplicações Pedagógicas de Robótica
Quando: 28 de janeiro, 10:00 – 11:00
Onde: Palco Galileu
Descrição: como robótica pode ser utilizada no contexto educacional
Palestrantes: não foram fornecidos pela Campus Party
Palestra: Robótica Educacional com Software e Hardware Livre na Escola
Quando: 30 de janeiro, 20:30 – 21:30
Onde: Palco Sócrates
Descrição: o encontro tem o objetivo de apresentar a Robótica Educacional Livre e de apresentar as possibilidade de uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação e aprendizado dentro das escolas
Palestrantes: Giany Abreu, coordenadora pedagógica do núcleo de tecnologia educacional municipal de Volta Redonda (RJ) e Sergio Graças, responsável técnico pelo projeto de informática Aplicada à Educação – VRlivre.
Mesa: Fab Lab Brasil e os laboratórios onde se fabrica (quase) qualquer coisa
Quando: 28 de janeiro, 15:45 – 16:45
Onde: Palco Galileu
Descrição: apresentação do conceito dos Fab Labs e sua relação com novos processos de criação e produção.
Participantes: Heloisa Neves, diretora executiva da Associação Fab Lab Brasil, Fabien Eychenne, diretor de projetos na instituição francesa Fing, Eduardo Lopes, cofundador do Garagem Fab Lab, Claudia Bär, especialista em Inovação pela Sustentare Escola de Negócios.
Palestra: Mapas Afetivos
Quando: 30 de janeiro, 20:30 – 21:30
Onde: Palco Michelangelo
Descrição: Um mapa da memória afetiva das pessoas que poderá ser visto em um documentário e um site interativo, com a possibilidade de qualquer pessoas subir sua história.
Palestrantes: Felipe Lavignatti, jornalista, e o produtor multimídia, André Deak.
Mesa: Tecnologia Assistiva: Interface Interativa de Comunicação
Quando: 31 de janeiro, 11:15 – 12:15
Onde: Palco Galileu
Descrição: demonstração do aplicativo Free World, desenvolvido com objetivo de ajudar pessoas que possuem dificuldade de comunicação a obter um melhor relacionamento com família e amigos.
Mediador: Fernando Scalabrini, do Papo Acessível
Palestrantes: Bruna Francieli Kwiatkovski, co-fundadora da empresa Inasoft, Lucas Padilha Gois, programador web, João Paulo Oliveira, da Prodeaf e Victor Caparica, do Cego em Tiroteio
Palestra: Do Youtube para o Youtuber
Quando: 30 de janeiro, 14:30 – 15:30
Onde: Palco Gutenberg
Descrição: encontro vai buscar apresentar segredos do Youtube e como melhor as ferramentas do portal
Palestrante: Federico Goldenberg, gerente de parcerias estratégicas do Youtube
Oficina: Storyboard: criando narrativas
Quando: 29 de janeiro, 14:30 – 16:30
Onde: Espaço Workshop II
Descrição: No workshop o participante vai aprender como é feito um Storyboard, o que é necessário para a sua criação.
Oficineira: Clarissa Monteiro, ilustradora
Debate: É falhando que se empreende
Quando: 28 de janeiro, 21:00 – 22:00
Onde: Palco Hypatia
Descrição: Eempreendedores de sucesso que cometeram erros explicam como deram a volta por e orientam os participantes a evitarem as falhas mais comuns na área.
Debatedores: Maurilio Alberone, cofundador da Bizstart and Edools e Horácio Poblete, CEO da Ledface.com
Fonte:
Porvir
# USP vai sediar centro multidisciplinar de tecnologia
# 9 passos para incentivar a inovação em sala de aula
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular