Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que estudam na Escola Municipal CAIC, em Lorena (SP), estão desenvolvendo durante as aulas o projeto ‘Os Bichos Espetaculares’, com o apoio de recursos tecnológicos. O objetivo é montar fichas técnicas de animais de forma organizada a fim de conhecer as características e curiosidades de cada um.
O projeto possibilita identificar hábitos, habitat e alimentação de cada animal, bem como sua importância para a preservação e o equilíbrio do ecossistema. Com isso, é possível definir e conhecer as características próprias dos animais apontando para sua diversidade, informando o local onde vivem, alimentação, sua utilidade para o homem e outras peculiaridades relativas a cada espécie.
Dentro do projeto, os alunos definem os animais que serão estudados e criam um roteiro de pesquisa e um layout comum para todos.
Os desenhos criados durante as aulas serão expostos, assim como os livros com as fichas técnicas dos animais.
Com a implantação do projeto, os alunos puderam desenvolver a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetizar, além de participar de forma oral e escrita. Sendo assim, aprenderam mais do que assimilariam na situação de simples receptores de informações, com os assuntos sendo tratados de forma construtiva e proveitosa.
# Estrangeiros buscam práticas inovadoras no Brasil
# Projeto faz estudantes se apaixonarem por ciências
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular