A Educação Especial, incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB, vem apresentando grandes avanços na rede pública de ensino. A tecnologia, por sua vez, tem se mostrado uma ferramenta poderosa para facilitar a inclusão, evidenciando sua importância no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência.
Em Osasco, na Grande São Paulo, a aluna do Jardim “C” da Escola Municipal Emir Macedo Nogueira, Evelin Vitória Barbosa de Castro, de 4 anos, participa das atividades propostas pelo professor Marcos Pimentel Alves utilizando o PC-Tablet, equipamento que ela manipula com os pés. Evelin e os outros alunos usam o PC-Tablet para realizar as atividades propostas pelo professor. De acordo com a diretora, Sirene Venâncio Scorsi, o uso do equipamento é fundamental para a menina. “É um recurso que permite que ela desenvolva seu potencial, sendo um subsídio importante para a sua inclusão”, declara.
Natural de Ubaitaba, no interior da Bahia, Evelin nasceu sem os braços. Sua mãe, Aleandra Souza Pereira, mudou-se com ela para São Paulo a fim de buscar o tratamento adequado para a filha, tendo o encontrado na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
A menina frequenta a escola, em Osasco, desde março deste ano. Desde então, a mãe está encantada em ver a filha mexendo no equipamento portátil e aprendendo junto com outras crianças. Ela elogia o apoio do docente e da mediadora de Informática que auxilia a filha no aprendizado. “Agradeço a eles por essa dedicação. É um trabalho maravilhoso que eles estão fazendo com a minha filha. Sem isso a Evelin não poderia aprender tantas coisas”, relata.
A mediadora de Informática, Cíntia de Almeida Oliveira, conta que o PC-Tablet acompanha uma caneta acoplada que funciona como mouse, sendo possível sua utilização tanto como tablet ou netbook. “Evelin consegue usar muito bem com os pés junto à tela do equipamento. Foi muito natural o uso do tablet. Ela está apta a utilizá-lo nas atividades do dia a dia e o que mais gosta de fazer é pintura. Sempre pergunta se depois da lição poderá pintar”.
O professor Marcos concorda: “Evelin já era uma criança independente e com uma boa coordenação dos membros inferiores. Por isso, não demorou a se familiarizar com o equipamento. Com ele, desenvolve atividades cognitivas e de coordenação motora, pinturas e desenhos”, salienta.
Segundo o professor, a menina acompanha os colegas normalmente nas atividades propostas. “Além de acompanhar, ela interage com muita naturalidade. Entre os amiguinhos da turma, existe uma relação de respeito mútuo, tanto nas brincadeiras quanto nas atividades individuais ou coletivas”.
“Há um grande empenho entre nós, aqui em Osasco, para que a deficiência, seja ela qual for, não seja vista como um fator impeditivo de ensino e de alienação da criança no meio educativo. Devemos juntar forças e oferecer o apoio educativo que oriente esses alunos a serem, no futuro, cidadãos plenos”, conclui Régia Maria Gouveia Sarmento, Secretária de Educação de Osasco.
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