Para facilitar o acompanhamento das 20 metas
previstas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) – que prevê, entre outros pontos, a erradicação do analfabetismo no país e
a universalização do acesso à escola até 2023 –, um grupo de 19 organizações sociais lançaram nesta quarta-feira, 4, em Brasília, o portal Observatório do PNE. A plataforma aberta e gratuita tem como principal objetivo, além do
acompanhamento das metas, oferecer análises sobre o impacto das políticas educacionais atuais e futuras que serão implementadas durante a vigência do plano. Mesmo ainda em
tramitação no congresso, a expectativa é que o PNE seja aprovado ainda neste ano e passe a vigorar, a partir de 2014, pelos 10 anos seguintes, segundo a Campanha Nacional pelo Direito a Educação, que acompanha a votação.
Com a coordenação da ONG Todos pela Educação, o Observatório do PNE vai oferecer para o usuário interessado no tema, informações sobre o estágio de alcance de cada meta, a atual situação do país por nível de ensino e um acervo de estudos acadêmicos e notícias sobre os temas correspondentes. Também será oferecido para pesquisadores e gestores da área de educação, informações sobre os programas governamentais de cada um dos níveis de ensino: da educação infantil à educação superior.
Em relação à meta 1 do PNE, por exemplo, o usuário vai conseguir checar a evolução no indicador que trata da universalização do acesso à pré-escola de crianças de 4 e 5 anos. Atualmente, só para se ter uma ideia, 82% das crianças dessa faixa etária estão na educação infantil, ou seja, mais de 15% ainda não frequentam a escola. Outra meta objetiva que também poderá ser acompanhada pelo portal é a de número 5, que prevê que até 2023, toda criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade. Para o controle desse objetivo, o Observatório vai trazer os resultados da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), que passou a ser aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) apenas este ano. A ideia é todos esses dados sejam apresentados de forma mais simplificada e didática.
No caso de algumas metas que não possuem estratégias com indicadores objetivos para o seu acompanhamento, o portal vai oferecer, de forma complementar, indicadores extraoficiais por meio de estudos produzidos por universidades e outras entidades sociais. É o caso de algumas estratégias sobre a meta 19, que trata da educação democrática. Uma delas, sugere o incentivo à participação da comunidade nas escolas, por exemplo.
Além de mostrar uma visão global do estágio atual e dos desafios futuros do país para a melhoria da educação, o Observatório do PNE ainda oferece a opção do usuário consultar informações a nível regional e estadual. Pesquisadores do tema também podem ter acesso às séries históricas de cada indicador e comparar o estágio de evoluções de cada meta por período determinado. Assim, será possível comparar o salário médio dos professores brasileiros por região do país desde a data base de 2002, por exemplo. Toda a consulta poderá ser baixada, por meio de um arquivo digital, diretamente para o computador do usuário. Não há necessidade de cadastro prévio para consultar o portal.
Fonte: Porvir
# A educação ainda está na era das máquinas a vapor
# Diretores e professores têm até dia 15 para enviar questionários sobre avaliação de alfabetização
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular