Mostrar as diferenças culturais e quebra o preconceito racial e físico são os objetivos do projeto "Diversidade", desenvolvido junto aos alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Professora Leda Maria Bilard de Carvalho.
Durante as aulas em que utilizam recursos tecnológicos, as crianças, com o auxílio da Internet, pesquisam e analisam as diferentes culturas encontradas no mundo, suas raças, religiões e costumes, bem como a diversidade cultural entre as regiões do Brasil. Os vários aspectos e causas de deficiências físicas também são abordados no projeto.
Com esse material em mãos, os alunos trabalham de forma multidisciplinar diferentes gêneros de textos, reescrevendo-os em computadores, fazendo análise de tabelas, criando gráficos em planilha eletrônica e ilustrando tudo com a ajuda de programas de edição de imagem. Também são feitas pesquisas de campo, onde os alunos se reúnem para debater as diferenças raciais encontradas na escola.
Por meio do projeto "Diversidade", os alunos criaram bonecas, maquetes, painéis, músicas, vídeos, uma peça teatral e um livrinho baseado na história do livro “O Tigre e a Diversidade”, escrito por José Moran e Jesus Gaban (Ed. Girassol). Os trabalhos serão expostos e apresentados à comunidade escolar no dia 6/12.
As aulas com a utilização de recursos tecnológicos fazem parte do Programa de Informática Educacional oferecido pela Secretaria de Educação de Lorena.
# Programa do MEC estimula a formação de negros, indígenas e pessoas com deficiência
# Programa de Formação certifica professores da rede municipal de Pindamonhangaba/SP
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular