Estão abertas até o dia 10 de janeiro de 2014 as inscrições para o concurso cultural "O Brasil na Antártica", promovido em âmbito nacional pela Marinha do Brasil. Estudantes de 15 a 19 anos do ensino médio de escolas públicas e particulares interessados em participar do concurso deverão produzir um vídeo, de no máximo três minutos, sobre importância das atividades do Brasil no continente.
A competição vai selecionar quatro vídeos, dois de alunos da rede pública e dois da rede privada. Os vencedores vão ganhar uma viagem para a Antártica e poderão escolher um professor para acompanhá-lo. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro e a viagem está programada para fevereiro de 2014.
Segundo o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) e coordenador do concurso, contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, o objetivo é estreitar a relação entre os jovens e o continente, além de destacar a importância da Antártica para o Brasil.
"O futuro do país está nos jovens, eles serão os pesquisadores de amanhã. Queremos estimular e incentivar a curiosidade deles pelo continente e a importância da Antártica para o Brasil. Além de ser uma grande oportunidade no campo pessoal, visto que uma viagem turística sairia em torno de US$ 30 mil, o jovem poderá frequentar um lugar que poucos vão conhecer um dia. Presenciar pesquisas, conhecer a estação brasileira, embarcar em navios de expedição, dormir na estação provisória, são experiências únicas que eles poderão desfrutar através do concurso”, disse Rodrigues.
O coordenador destacou a importância ambiental das pesquisas realizadas no continente, tanto para o Brasil como para o planeta. "A Antártica possui a maior reserva de água doce do mundo, compreendendo 76% da reserva total, além de influenciar no clima do Brasil. Atualmente nós e a Aeronáutica damos o suporte e logística necessários às pesquisas desenvolvidas por universidades no continente”, explicou.
Para participar, o aluno interessado deve acessar o site da CIRM, preencher o questionário de inscrição e enviar o vídeo pelo correio para a sede da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (Secrim), na Esplanada dos Ministérios, bloco N, anexo B, terceiro andar, em Brasília (DF).
Fonte: EBC
# Escolas fazem parcerias para solucionar problemas globais
# Escolas do Rio participam de programa de reciclagem e sustentabilidade ambiental
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular