A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acaba de traçar o perfil dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio de toda a sua rede de escolas. A pesquisa inédita identificou que a maioria entre os alunos paulistas é menina, objetiva frequentar uma faculdade após a conclusão do ciclo e trabalha mais "para ser independente" do que "para ajudar os pais". Entre os estudantes que já escolheram a profissão, engenharia e ciências tecnológicas são as áreas preferidas para os planos futuros.
Para chegar aos números, a Coordenadoria de Informação e Monitoramento e Avaliação (Cima), órgão da Secretaria, tabulou os questionários respondidos por 270.376 estudantes do Ensino Médio durante a última edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), em 2012. Este ano, as provas que avaliam o sistema de ensino da rede estadual paulista ocorrem nos dias 26 e 27 de novembro.
As respostas foram coletadas em todas as 91 diretorias regionais de ensino do Estado para serem representativas dos cerca de 500 mil alunos matriculados nesta série nas mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo.
Os números mostram que a 3ª série do Ensino Médio concentra mais alunos do sexo feminino: 55,4%. Nos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, por exemplo, a proporção de meninos e meninas é equivalente, 50% do sexo masculino e 50% feminino. Além disso, foi identificado que 63,8% deles trabalham – ou já trabalharam – enquanto concluem os estudos. A principal motivação para o emprego é "ser independente", conforme mostram os dados (33,7%), quesito que supera a necessidade de "ajudar a família" (12,9% das escolhas).
O levantamento também identificou que oito em cada dez alunos vão continuar os estudos no Ensino Superior após a conclusão do Ensino Médio, sendo que desta parcela 69,1% declararam que vão conciliar a faculdade com um emprego. Dos alunos que já escolheram a profissão, a maioria assinalou que enxerga na engenharia e nas ciências tecnológicas o plano futuro (21,3% das respostas), seguido por "ciências biológicas e saúde", com 13,2%, e as ciências humanas (11,3%).
"Conhecer ainda mais o perfil do nosso estudante é fundamental para traçar políticas de ensino. A Secretaria já trabalha com a prioridade da formação integral e focada no projeto de vida dos nossos alunos", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. "São várias ações em andamento, entre elas o Programa Vence – que oferece simultaneamente ensino regular de qualidade e ensino técnico focado no mercado de trabalho – além do cursinho preparatório para o vestibular, online e gratuito, que atende todos os estudantes do Ensino Médio".
A pesquisa da Secretaria também levantou outras curiosidades entre os estudantes do Ensino Médio. Por meio do questionário do Saresp foi identificado que o principal uso da internet é para a realização de atividades escolares, opção assinalada por 90% dos pesquisados. Esta questão – de múltipla escolha em que mais de um quesito poderia ser assinado – identificou que o foco nos estudos supera a utilização da web para bater papo com os amigos (85% das escolas) e para jogos (52% das respostas).
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
# Provas do Saeb são aplicadas a estudantes do ensino fundamental e médio
# Pesquisa mostra perfil do estudante brasileiro de MBA em escolas internacionais
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular