Notícia
CNPq lança plataforma voltada à Popularização da Ciência - 23/10/2013 08:21:06

Foto de tubos de ensaio


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou na tarde da última terça-feira, 22, a sua nova plataforma voltada à Popularização da Ciência. A ferramenta institucional será alocada na própria página do CNPq e já está disponível para navegação, consultas, leitura e pesquisa dos usuários. A cerimônia de lançamento foi realizada no estande do CNPq na 10° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro, no Parque da Cidade, em Brasília.

A principal meta da plataforma é ampliar a divulgação científica brasileira e torná-la plena para a sociedade. Entre os itens próprios da ferramenta estabelecidos para consultas estão três áreas do conhecimento científico: Exatas, da Terra e Engenharias; Biológicas, Saúde e Agrárias; e Humanas e Sociais. Um quarto item, este voltado a Inovação, completa o rol de temas prioritários selecionados pelo CNPq.

Segundo o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a reorganização do site institucional do Conselho possibilita agora a ampliação da difusão do conhecimento adquirido pela comunidade científica nacional. "Esta grande nova plataforma é um instrumento de divulgação marcante dos resultados das pesquisas no Brasil. É muito importante dizer para a sociedade o que a ciência esta fazendo no país", ressaltou.

Foto do portal do CNPq Os temas localizados no canto esquerdo superior da plataforma oferecem uma vasta quantidade de informações relacionadas às iniciativas conduzidas ou apoiadas pelo Conselho. O primeiro tema, Fazendo Divulgação Científica, remete ao conteúdo dos projetos de pesquisa cadastrados no portal, como imagens, vídeos e as publicações produzidas pelos próprios pesquisadores e enviadas para acesso aberto do público.

A interatividade também está presente neste subitem, já que ele possibilita aos pesquisadores efetuarem cadastro para que o seu projeto de pesquisa seja noticiado em uma linguagem explicativa e acessível a todos os públicos. A primeira entrevista concluída pela equipe do novo portal trás o renomado pesquisador da área de Bioquímica, Leopoldo de Méis, dedicado ao esforço persistente em tornar a ciência acessível para o público leigo.

Prêmios, Museus e Centros de Ciência, Olimpíadas Científicas, Semana Nacional de CT&I, Feiras e Mostras de Ciência, Relatórios de Pesquisa, Memória do CNPq e Programa Editorial, são os demais temas com acesso aberto no portal.

De acordo com Glaucius, viabilizar conteúdos gerados pelos pesquisadores brasileiros propicia a sociedade maior envolvimento com a ciência e a tecnologia, consolidando assim os esforços do CNPq em prol da popularização da ciência. "Hoje temos 25 mil cientistas apoiados pelo CNPq, que enviam seus relatórios de pesquisa periodicamente para a instituição. Qualquer pesquisador pode ter temas selecionados para a produção de matérias ou explicar suas pesquisas em vídeos", explica. "Com isso a sociedade aprende de forma mais simples, o conteúdo das pesquisas desenvolvidas no país".

Fonte: CNPq


Leia também...
# 10 palestras para estimular inovações em educação

# Seminário discute ampliação da cooperação acadêmica e científica entre o Brasil e União Europeia

# Educação 3.0: Confira 15 passos para adotar tecnologias em sala de aula

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)