Alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de rede pública de Votorantim (SP), contemplados com o Programa Educação em Tempo Integral, estão vivenciando as regras do fair play, expressão em inglês para “jogo limpo”, por meio de atividades desenvolvidas durante a Oficina de Esportes, que aborda modalidades como o futebol e o futsal.
O objetivo é garantir aos alunos o acesso a alguns princípios importantes dentro e fora de campo ou quadra, como autonomia, inclusão, ética, respeito, dedicação, companheirismo, cooperação, convivência e participação, indispensáveis para o desenvolvimento integral do indivíduo. As regras do fair play incentivam o respeito mútuo e o espírito de equipe em situações de jogo coletivo, levando-os a adotar tais atitudes e valores.
Além de difundir a prática do fair play, a Oficina também mostra a influência do futebol na cultura de diversos países. No momento, os alunos desenvolvem uma pesquisa sobre a Copa do Mundo, a fim de identificar a importância do evento - que será realizado no Brasil no ano que vem -, para promover o patriotismo mas também a união dos povos, bem como o aumento do potencial econômico dos países que serviram de sede ao evento. Deste modo, os estudantes agregam conhecimento de aspectos culturais, físicos, econômicos e sociais dos países-sede do evento.
Durante a Oficina, os alunos ainda aprendem e praticam conceitos técnicos do futebol e futsal, como o passe, chute, controle e condução de bola, além dos esquemas táticos, como posicionamento e funções de cada jogador dentro de campo ou quadra. “Nesta fase, aproveitamos para difundir a temática do jogo limpo, possibilitando a vivência de conceitos de respeito e companheirismo com o adversário”, lembra a Coordenadora Pedagógica da Oficina, Claudia Maciel.
A aluna Ana Carolina Pardini, do 4º ano da EMEIEF Izabel Ferreira Coelho, no bairro Rio Acima, diz adorar a Oficina de Esportes e comenta a vontade de se tornar uma craque do futebol. “Eu achava que futebol era só para meninos. Agora não acho mais. Aprendi a chutar, fazer gol, conduzir a bola. Gostei muito do que aprendi até agora. Quando marco gol é uma alegria muito grande”, relata.
Na Oficina, os alunos também marcam pontos por boas atitudes, como frequência em aula, participação nas atividades e disciplina. Chamada de Campeonato Individual, a competição foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a motivação dos alunos. “Para cada atitude, eles recebem uma pontuação, que pode ser positiva ou negativa. Essa pontuação, acumulada ao longo do semestre, consagrará como campeã a criança com o melhor desempenho”, explica o mediador da Oficina, Marcus Vinícius da Silva Xavier.
Ao final do Campeonato Individual, será realizada uma partida de futebol com os melhores colocados. Serão premiados todos os alunos que terminarem o semestre com pontos positivos.
# Contação de histórias: diversão e aprendizado para a criançada
# Iniciativa leva laboratórios de informática móveis a lugares remotos
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular