Incentivar o hábito da leitura entre os alunos é um dos maiores desafios da Educação. Afinal, é através dela que o aluno desenvolve a criatividade, aumenta sua cultura e enriquece o vocabulário, criando familiaridade com o mundo da escrita, o que facilita o seu aprendizado.
Em Lorena (SP), 540 alunos do Ensino Fundamental I participam do projeto Quem conta um conto aprende um tanto, no qual reescrevem contos com a integração de recursos tecnológicos durante as aulas, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a empresa Planeta Educação.
Além de incentivar a leitura, os contos criam situações de magia e encantamento no imaginário das crianças, levando-as a aprender valores, despertando seu senso crítico e estimulando a criatividade. O estudo do gênero possibilita também a ampliação do repertório de contos tradicionais, a valorização da leitura como fonte de informação e o resgate da contação de histórias no contexto familiar.
No Laboratório de Informática, promovendo a integração do conteúdo com as tecnologias, os alunos utilizam o Processador de Texto e o Editor de Imagens na construção da reescrita dos contos. Eles também pesquisam os contos e seus autores utilizando recursos da Internet. Fazem ainda a leitura simultânea com o texto falado no software Audacity e utilizam Planilhas Eletrônicas: “Na planilha, eles produzem gráficos com as histórias preferidas dos colegas, além de assistir a vídeos para a percepção da imagem e o contexto dos contos apresentados”, revela a Mediadora de Informática, Fernanda Moliterno.
Segundo Clayse Werneck Matos da Silva, Coordenadora do Programa Informática Educacional no município, o projeto visa tornar a leitura, com auxílio da tecnologia, uma atividade prazerosa e rotineira, tanto na escola como no ambiente familiar, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
“A tecnologia se faz importante neste projeto para que seja inserida a leitura de modo diferente na vida do aluno, já que muitos não têm o hábito da leitura convencional. Com o computador, o interesse aumenta, pois a tecnologia traz variadas ferramentas que possibilitam essa interação”, comenta Clayse.
Participam do projeto duas escolas municipais de Lorena: Mônica Sene do Nascimento Silva e Profª Maria José da Cunha Senne. “O incentivo à leitura é necessário desde cedo. Com este projeto, trabalhamos o conteúdo de uma maneira em que os alunos não só aprendem, mas também se divertem”, opina a vice-gestora, Elizethe dos Reis Pereira Carvalho.
Os trabalhos produzidos durante o projeto Quem conta um conto aprende um tanto serão expostos e apresentados para toda a comunidade escolar. Haverá também a criação de um livro gigante, além de reescrita com uso de fantoches e painel com as ilustrações de cada conto.
# Contação de histórias: diversão e aprendizado para a criançada
# Iniciativa leva laboratórios de informática móveis a lugares remotos
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular