Notícia
10 dicas para orientar os alunos na redação do Enem e outras provas - 02/10/2013 09:41:31

Foto de aluno escrevendo


Falta menos de um mês para a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E para quem está nos preparativos finais para prestar o Enem - que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro - e outros exames, ainda dá tempo de se aprimorar para encarar as provas escritas e os testes. Além disso, para os professores que estão trabalhando técnicas com seus alunos em sala de aula, é importante ficar atento a estas dicas.

Como a redação é um dos itens com mais “peso” nas avaliações, é importante dar uma atenção especial à escrita. A Doutora em Linguística e em Língua Portuguesa Vera Lúcia Pereira dos Santos, também suporte pedagógico de Português no Ético Sistema de Ensino, da Saraiva, dá dez dicas para ajudar o estudante a produzir um texto que seja bem-avaliado. Confira:

Organize as ideias antes de começar a escrever

Faça um plano, um roteiro de seu texto e siga o planejado. Partindo da situação-problema oferecida na prova, redija um material dissertativo-argumentativo, com fatos e argumentos para defender a sua opinião sobre o tema e possíveis soluções para o problema proposto;

Tenha cuidado com a gramática

Além de escrever de modo lógico e objetivo, é preciso saber acentuar, ficar atento à concordância verbal e nominal, conhecer os preceitos de ortografia e ter habilidade com conectivos, pronomes e verbos. É importante ainda o conhecimento da regência verbal e nominal.

Evite períodos longos e usar expressões como “eu acho” e “eu penso”

Torne as frases leves e curtas, sem inversão da sequência de dados e opiniões usando linguagem simples. Desde que usados adequadamente, para encerrar frases que expressam ideias diferentes, não faça economia de pontos finais.

Saiba cercar-se de fontes

O estudante pode manejar uma coletânea de textos, que deve ser usada somente como referência para encaminhar seu próprio texto, sem transcrever frases alheias. A redação precisa ter autonomia em relação à proposta, ou seja, deve ser compreendida até por um leitor que desconhece o tema do exame;

Concilie tema e proposta

Seja qual for a sua opinião, defenda-a com sensatez. Leia atentamente o que é proposto, avalie os conceitos e os argumentos em contrário. Mostre que compreendeu o tema e que sabe contextualizá-lo, de forma crítica e reflexiva, em um texto em prosa que seja claro e coerente;

Evite fórmulas prontas

Há redatores que colecionam fórmulas mágicas e técnicas em um amontoado de efeitos que levam a um texto pífio ou sem noção de autoria. Utilize termos que sejam adequados ao seu tom e não tente usar expressões eruditas para impressionar os avaliadores. Seja simples e direto;

Tenha estilo próprio

É muito importante que a redação tenha um rosto, por meio do qual se vislumbre um estilo por parte do redator;

Enriqueça seu repertório

Manter-se atualizado e a par dos principais fatos é essencial;

Título e tema devem estar em sintonia

É comum desvirtuar o tema proposto quando o vestibulando coloca um título sem relação com o mote e discorre sobre outro assunto. Se houver necessidade de título, coloque-o depois de elaborar o texto, sintetizando o que foi dito ao longo da redação;

Utilize a norma culta prioritariamente

Fuja das abreviações do “internetês”, das marcas de oralidade como “né” e “ok” e de equívocos insistentes como “mortandela”, “rúbrica” e “perca” (em vez de “perda”).

Para finalizar, a Doutora em Linguística e em Língua Portuguesa destaca que os dois maiores vilões de uma redação, em que a oralidade não deve predominar, são os modismos e os clichês. “No primeiro, incluo expressões ou hábitos, modo de falar admitido pelo uso de uma língua, com caráter passageiro, nem sempre contrário à norma culta. Já em clichês estão as frases feitas e os vícios de linguagem, caracterizados pela durabilidade. Ambos têm em comum a repetição, o fato de empobrecer o vocabulário e denotar falta de estilo próprio. Então, devem ser evitados”, explica Vera.


Leia também...
# Analfabetismo para de cair após 8 anos

# Alunos usam saraus para aprimorar o aprendizado da língua inglesa

# 9 dicas para motivar os alunos em sala de aula

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)