Notícia
Secretaria de Educação do Guarujá abre inscrições para capacitação de gestores de escolas e técnicos - 01/10/2013 16:33:41

Foto de evento no Guarujá


Com o objetivo de contribuir para a ampliação da qualidade da Educação do Guarujá (SP), construindo diretrizes que assegurem a excelência no ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria de Educação do Município vai promover um curso de capacitação destinado a gestores de escolas - diretores, vice-diretores, coordenadores educacionais e coordenadores pedagógicos -, além de técnicos da Secretaria.

Trata-se da Formação de Gestores e Técnicos da Secretaria de Educação de Guarujá – “Caminhos para a Construção de uma Educação 3.0 - Qualidade e Autonomia no Mundo Contemporâneo”, que está com inscrições abertas até 10 de outubro por meio do site guaruja.planetaeducacao.com.br/inscricoes.

O curso terá início em 16 de outubro, no Centro de Capacitação de Professores Carmine Felipelli (Rua Ceará, s/n, Vicente de Carvalho) e será ministrado por profissionais da empresa Planeta Educação.

Encontro

Na última sexta-feira, 27, a Secretaria de Educação promoveu um encontro para apresentar os detalhes do programa de formação, do qual 150 funcionários participaram. A sensibilização aconteceu na Unaerp Guarujá e teve a apresentação do grupo 4 Heads, que desenvolveu jogos cooperativos junto aos profissionais.

A abertura do evento foi feita pela Secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, que classificou o momento como ‘maravilhoso’. “Tenho certeza que nós quebramos alguns paradigmas aqui e que o processo de capacitação será muito profícuo, o que contribuirá efetivamente para o dia a dia das unidades, com impacto direto nas salas de aula, local onde se dá o processo de ensino e aprendizagem”.

Durante a capacitação, os gestores de escolas e técnicos da Secretaria serão divididos em três grupos de 50 profissionais, que participarão de 15 encontros de quatro horas cada, totalizando 60 horas. A Formação é composta por módulos presenciais e à distância.

A primeira etapa ocorrerá entre outubro e novembro de 2013 e a segunda entre fevereiro, março e abril de 2014. Ao final da Formação, os profissionais treinados deverão estar aptos a desenvolver lideranças cooperativas, desenvolver a prática da ação-reflexão-ação, compartilhar experiências bem sucedidas e fortalecer as escolas criando suas identidades.

Módulos

Serão quatro módulos no total. O primeiro, Panorama da Educação Nacional e a Educação Municipal, abordará os seguintes assuntos: Programas oferecidos pelo MEC - Projetos do Município; Plano de Desenvolvimento da Educação – MEC; e Interação - Família x Escola. Já o segundo, intitulado A Gestão Escolar e o trabalho do Gestor, apresentará a Fundamentação e Princípios da Educação e da Gestão Escolar; Gestão de Pessoas/Gestão de Conflitos; Gestão Administrativa; e Gestão de Resultados educacionais: definição de metas.

No módulo três, cujo título é A Organização do trabalho pedagógico na Escola 3.0, serão abordados os temas A Escola 3.0 e o Gestor 3.0 na sociedade atual; Projeto Político Pedagógico (PPP); e Proposta Pedagógica Curricular e o Sistema de Gestão da Educação Municipal (SIGEM). Diretrizes e Plano de Ação, tema do quarto e último módulo, abordará Mesa de Debates para seleção de Diretrizes Conceituais, Operacionais e Avaliativas; Esboço do PPP e dos Projetos Educacionais e Pedagógicos e Plano de trabalho de acompanhamento dos projetos escolares pelos Gestores e Técnicos da Educação Municipal.

Para Cibele de Souza, orientadora pedagógica da EMEF Professora Dirce Valério Gracia, no Jardim Tejereba, a sensibilização foi muito dinâmica e alegre. Segundo a profissional, a Formação deverá refletir não só no desempenho da equipe gestora, mas também no trabalho de professores e alunos. “A Seduc está fazendo um trabalho perfeito, com bastante união e disciplina entre todos os professores, deixando-os mais motivados e é isso que estamos precisando. Mudanças devem acontecer na Educação. Contamos que seja para melhor e será, com certeza”, opinou.

Valdilene Vieira, diretora da EMEF Professora Maria Aparecida de Araújo, que fica no bairro Morrinhos II, espera que a capacitação possibilite uma visão mais dinâmica e cooperativa da Educação por parte dos profissionais.

“Nós da Educação estávamos precisando deste momento; iniciando pelos professores, por meio do Simpósio de Educação 3.0, e agora nós, gestores e equipe. Afinal, a escola não é só o gestor ou o professor, somos um todo. Precisamos falar a mesma língua”, concluiu.

Mais informações sobre a Capacitação e Atualização dos Gestores e Técnicos da rede através do telefone: (13) 3341-1637.


Leia também...
# A escola poderia ensinar a arte de viver

# Governo de SP abre inscrição para concurso com 59 mil vagas para professores

# PNE é aprovado na CCJ com previsão de 10% do PIB para a educação

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: 1 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)