Conscientizar sobre a importância dos valores familiares, aprender a conviver com as diferenças e exercitar a gentileza dentro e fora da escola. Com esses objetivos, mais de 300 alunos do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal Conde de Moreira Lima, de Lorena (SP), realizaram na última quarta-feira, 25, o “Dia da Família”, evento que apresentou aos pais os trabalhos desenvolvidos no Projeto “Valores, Respeito e Família” durante as aulas com a integração das tecnologias.
A grande missão do Projeto foi conscientizar os estudantes sobre a necessidade de desenvolver ações que contribuam para sua cidadania e desenvolvimento pessoal, modificando conceitos que melhorem o convívio e o respeito entre as pessoas.
“Tentamos aproximar a família da escola por meio de trabalhos escolares, sensibilizando os alunos a compreender a importância dela, sabendo respeitá-la e valorizá-la como algo essencial em toda sua vida”, destaca a Mediadora de Informática, Layla Monique Castilho de Souza.
O projeto foi marcado pela interdisciplinaridade, envolvendo o uso do computador. Em Artes, por exemplo, os estudantes criaram cartazes de combate ao bullying e editaram imagens das famílias utilizando o programa KolourPaint. Cartas contando as histórias das famílias também foram elaboradas por meio do Editor de Texto.
Em Geografia, a Internet serviu para pesquisar sobre as diferenças culturais das regiões brasileiras, as obras de Vincent Van Gogh e a origem dos nomes das famílias, que possibilitou a construção de árvores genealógicas.
A Professora de Artes, Niled Toniolo, diz que o trabalho em sala de aula integrado à Informática Educacional é de extrema importância, pois permite ao aluno ir além das possibilidades que o lápis de cor e o caderno de desenho oferecem. “Através de softwares, os alunos têm a oportunidade de experimentar ferramentas variadas que os auxiliam na criação, expressão e reflexão dos trabalhos. Já a Internet possibilita o conhecimento de novos artistas, obras de arte e museus, ampliando o universo cultural dos educandos”, afirma.
Para a Orientadora Pedagógica, Luiza Chagas, o projeto fortalece e aprofunda a relação Escola e Família, aproximando a comunidade das ações pedagógicas da escola e afastando os aspectos que rondam o espaço escolar e interferem de modo negativo na formação dos estudantes.
“Projetos como este despertam nas famílias a responsabilidade no processo de aprendizagem dos filhos, possibilitando que elas acompanhem e contribuam com o trabalho docente, a preservação do patrimônio escolar e a valorização da cultura escolar e local”, conclui.
# A escola poderia ensinar a arte de viver
# Alunos usam saraus para aprimorar o aprendizado da língua inglesa
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular