Notícia
Com foco nas feiras livres, alunos desenvolvem habilidades empreendedoras - 30/09/2013 14:05:27

Foto de alunos de Votorantim (SP)


“Jamais pensei sobre como os números e a Matemática estão presentes na nossa vida”, afirmou Diana Iada Francisco, aluna do 4º ano da EMEF Prof. Walter Rocha Camargo, depois de frequentar as aulas da Oficina de Matemática Empreendedora, oferecida aos estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede pública de Votorantim (SP) atendidos pelo Programa Educação em Tempo Integral.

Com o tema "Conhecendo a feira livre", a Oficina de Matemática Empreendedora, oferecida no contraturno das aulas regulares, alia relações matemáticas e ações empreendedoras, enquanto conscientiza os alunos sobre temas que vão desde o custo/benefício de produtos até a importância de uma alimentação saudável, promovendo o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico sistematizado e da organização de ideias.

Daniela de Oliveira Iada, mãe da aluna Diana, percebeu melhorias significativas no desempenho escolar da filha. "Ela está muito contente com as aulas e atividades realizadas. Minha filha já gostava de Matemática, agora ela está apaixonada, se tornou sua disciplina favorita. Além disso, a Oficina tem contribuído muito para ajudá-la nas situações do cotidiano, principalmente as que envolvem dinheiro e raciocínio lógico", destacou.

Feira Livre

No momento, os alunos trabalham o subtema “Desenvolvendo e organizando uma feira livre”, com a elaboração de um Plano de Negócios e a prática de jogos e atividades lúdicas que envolvem o sistema monetário e a resolução de problemas com as quatro operações fundamentais – adição, subtração, multiplicação e divisão.

A aluna Alana Beatriz, do 4º ano da EMEF Prof. Abimael Carlos de Campos, disse que está gostando muito da Oficina. “Percebi que posso ser uma empreendedora. Estou aprendendo coisas que eu não sabia que eram da Matemática. É muito legal, pois podemos criar e pensar”, opinou. Segundo Cláudia Pinho, Coordenadora Pedagógica da Oficina, além de desenvolver o raciocínio lógico matemático através do lúdico, a Oficina favorece o aprendizado de outras disciplinas e proporciona a interação dentro da sala de aula, com grupos trabalhando de forma cooperativa e em equipe. "Cada aluno expões suas impressões à turma sem qualquer receio de errar, compartilhando situações propostas ou criadas por eles", afirmou.

A Professora Ana Maria Ambar, da EMEF Prof. Walter Camargo, afirmou que o projeto vem apresentando ótimos resultados, permitindo momentos de muita integração entre aluno e professor. “É possível observar que os alunos participam com prazer das aulas. Dentro de sala, fazem comentários com base no conteúdo estudado na Oficina. Concluímos, desta forma, que estão desenvolvendo seu raciocínio lógico e percebendo o mundo com um olhar mais amplo e mais crítico”, disse.

Até o final do ano, outros assuntos serão abordados; entre eles o consumo inteligente, sobre a possibilidade de comprar produtos de qualidade gastando pouco; o momento da compra, com foco no orçamento familiar; registro e diferenciação de listas; e formação de tabelas, utilizando folhetos de supermercados para uma verificação da qualidade, hipóteses e variações de preços e produtos.


Leia também...
# Alunos usam saraus para aprimorar o aprendizado da língua inglesa

# Plataformas facilitam estudo e troca de conteúdos

# Alunos reescrevem contos populares em sala de aula

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)