Hoje, 26 de setembro, é o Dia Nacional do Surdo. E, para celebrar a data, o ProDeaf - startup pernambucana que desenvolve soluções de tecnologia assistiva para a comunicação entre surdos e ouvintes - está lançando o ProDeaf Móvel para Windows Phone - o primeiro aplicativo para smartphones e tablets capaz de traduzir fala em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com cerca de 10 milhões de surdos e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a Língua Portuguesa.
Hoje, a prática de Libras já alcança mais de 5 milhões de brasileiros (incluindo ouvintes, como familiares, amigos, educadores etc.). Assim, o ProDeaf Móvel chegou ao mercado para facilitar a comunicação entre pessoas fluentes em um dos dois idiomas oficiais do Brasil: a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O projeto é fruto de um investimento de R$ 500 mil, feito pelo próprio ProDeaf - com financiamento do Sebrae e do CNPQ. Além disso, a distribuição do aplicativo é totalmente gratuita, ação viabilizada graças ao patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.
O Dia Nacional do Surdo é celebrado por conta do aniversário de inauguração da primeira escola para surdos do Brasil, que está completando 156 anos: o Instituto Nacional de Surdos do Rio de Janeiro - atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Fundada em 1857, durante o Império de D. Pedro II, a instituição foi fruto do trabalho de um educador surdo, o francês Hernest Huet, e abrigava alunos do sexo masculino de todo o país, muitos deles abandonados pelas famílias.
# 90% dos brasileiros apoiam a educação integral
# 3 projetos que tratam do bullying com leveza e humor
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular