Notícia
Alunos reescrevem contos populares em sala de aula - 23/09/2013 16:26:37

Foto de estudantes de Caçapava (SP)


Conhecer a linguagem literária dos contos, estabelecendo um vínculo prazeroso com a leitura e enriquecendo a produção e revisão de textos. É este o objetivo do Projeto “Quem reescreve um conto aprende um tanto”, que envolve alunos do 3º ano da EMEF Dr. Antônio Pereira Bueno, em Caçapava (SP). Nele, os alunos trabalham em dupla reescrevendo os contos populares em sala de aula e utilizando recursos tecnológicos no Laboratório de Informática Educacional.

Com característica formativa e instrumental, a reescrita permite o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e possibilita que eles estimulem a criatividade. “A leitura não cabe somente como incentivo à formação do hábito de ler, mas é através dela que podemos sonhar, viajar, criar e inventar; damos asas à nossa imaginação”, reforça a mediadora de Informática Educacional da Planeta Educação, Lucilene Aparecida de Paula Portes, que atua no apoio ao uso dos diferentes recursos tecnológicos integrados aos conteúdos pedagógicos com a professora Sônia Regina Alves de Jesus em sala de aula.

No Projeto, os alunos fazem a reescrita dos contos em dupla com a orientação da professora, promovendo a integração do conteúdo com as tecnologias utilizando o Processador de Texto. Cada conto tem a sua ilustração, que foi construída pelos alunos utilizando recursos de pesquisas da internet e o Editor de Imagens (Paint) para edição.

O Projeto “Quem reescreve um conto aprende um tanto” também abre espaço para as habilidades artísticas dos alunos, que produzem encenações teatrais baseadas nas histórias estudadas. O conto popular “O sapateiro pobre” foi tema de uma peça produzida por eles. “A peça teatral é uma prova de que o uso de recursos tecnológicos, quando integrados ao conteúdo, possibilita o desenvolvimento de trabalhos dinâmicos e o acesso dos alunos a novas possibilidades de aprendizagem”, afirma Lucilene.

A professora Sônia Regina reforça que as aulas com a Informática são essenciais para o trabalho do professor em sala de aula, uma vez que os alunos já nascem inseridos no contexto de celulares avançados e computadores com jogos e Internet. “As pesquisas realizadas no Laboratório promovem o amplo aprendizado do aluno e a possibilidade de criação ao digitar, editar e formatar textos permite uma maior apropriação da escrita”, revela.

Sobre o Programa

O Programa Informática Educacional, oferecido em parceria com a Planeta Educação, visa integrar diferentes recursos tecnológicos ao conteúdo aplicado em sala, a fim de que as aulas sejam mais colaborativas e ofereçam aos alunos a oportunidade de mesclar diferentes formas de aprendizado e interatividade.


Leia também...
# Governo de SP começa reforço aos sábados com 146 mil alunos

# 90% dos brasileiros apoiam a educação integral

# Redes sociais podem ajudar a engajar os alunos; veja como

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: 1 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)