A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começou a abrir as escolas aos sábados para oferecer um novo programa de revisão do conteúdo pedagógico de todas as disciplinas. Para o mês de setembro, foram indicados 146 mil alunos entre o 5º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio que podem participar do projeto "Reforço aos Sábados".
A indicação foi feita com base na Avaliação da Aprendizagem em Processo e outros mecanismos pedagógicos, como o conselho de classe. Até o final do ano, todas as escolas foram orientadas a fazer a indicação dos alunos e elaborar o cronograma de aulas aos sábados no início de cada mês.
Além de recuperar eventuais defasagens de aprendizado, o projeto "Reforço aos Sábados" também é aberto aos jovens com bom desempenho que poderão reforçar o conteúdo. Em ambos os casos, a participação se dá por adesão com autorização dos pais.
"O objetivo do Reforço aos Sábados é ampliar ainda mais as oportunidades de aprendizagem e aproveitar um momento diferenciado, fora da rotina escolar. Esta iniciativa está alinhada aos outros programas de reforço e recuperação contínuos da Secretaria, que respeita os ritmos dos alunos e as características de cada comunidade escolar", afirma o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.
O novo modelo de Reforço será oferecido de acordo com cada escola, até o fim do semestre letivo. Cada unidade de ensino ficará responsável por organizar as classes de acordo com a demanda e necessidade dos alunos. Os professores que participarem vão receber adicional pelas horas trabalhadas. As escolas ficam responsáveis também por definir os horários das turmas, que podem ocorrer em um ou mais sábados por mês.
Atualmente, cerca de 135 mil estudantes da rede estadual de ensino passam por alguma forma de recuperação. Na modalidade "Intensiva", são atendidos 22,2 mil alunos que frequentam classes regulares com estratégias pedagógicas específicas para suas necessidades. Na modalidade "Contínua", 28 mil professores-auxiliares dão suporte aos professores titulares na recuperação imediata de conteúdo para cerca de 115 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Nas férias escolares de julho, cerca de 70 mil estudantes passaram por um reforço inédito e tiveram a oportunidade de revisarem o conteúdo nas últimas semanas de recesso escolar. Levantamento da Secretaria aponta que a adesão foi de cerca de 90%. Os dados mostram também que 37% dos alunos eram do 9º ano e outros 36% do 6º ano. Os demais, 15% e 12%, da 3ª série e do 5º ano, respectivamente.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
# Professores utilizam poemas e poesias para inserir alunos no contexto digital
# Educação a distância cresce mais que a presencial
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular