Foi lançado recentemente a primeira edição do "Mapa do Intercâmbio", estudo que apresenta as cidades para as quais os brasileiros mais viajam para estudar idiomas. O levantamento foi feita pela agência de intercâmbio World Study.
Pioneiro no mercado nacional, o Mapa apresenta dados referentes a viagens de intercâmbio realizadas por cerca de 5 mil pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos no primeiro semestre de 2013. "Nosso mercado não dispõe de informações tão segmentadas sobre as preferências dos brasileiros. Por isso, fizemos o Mapa com base em nossa experiência e com o objetivo de contribuir para que o setor busque, cada vez mais, melhorar a oferta de cursos e destinos aos intercambistas, nas diferentes faixas etárias", diz Thiago España, diretor-geral da World Study.
Previsto de ser realizado semestralmente, o levantamento mostra que a Inglaterra é o país preferido por quem quer aprimorar o inglês (27,57% do total), seguido pelos Estados Unidos (22,26%) e pelo Canadá (19,47%) - país que, em 2012, foi o segundo colocado no ranking geral.
Na sequência, aparecem Irlanda (7,62%), Malta (4,63%), Austrália (3,88%), França (3,81%), África do Sul (2,59%) e Nova Zelândia (1,5%). Também integram o ranking, mas com percentuais inferiores a 1%, Espanha, Alemanha, Itália, Argentina, México, Chile, Japão, Peru, Escócia, Irlanda do Norte, Uruguai, Bélgica e Índia. Esses dados revelam, portanto, que mais de 88% dos intercambistas têm interesse em aprender a língua inglesa.
Londres, capital da Inglaterra, é a cidade mais procurada pelos brasileiros, com 13,75% dos intercâmbios, seguida por Vancouver, no Canadá (10,82%), e Nova York, nos Estados Unidos (6,13%).
No que diz respeito à faixa etária dos intercambistas, 47,6% deles estão entre os 23 e 35 anos. Jovens entre 19 e 22 anos ficam na segunda colocação, com quase 28% do total. Pessoas acima dos 35 anos somam cerca de 10%, atrás dos adolescentes de até 18 anos, que atingem aproximadamente 14% do total.
Londres, a cidade mais procurada para intercâmbio, tem entre as pessoas de 23 a 35 anos o segundo maior número de estudantes (5,85%), atrás, apenas, de Vancouver (5,92%). Nova York aparece com 2,93% da preferência na mesma faixa etária, o que equivale à quinta colocação.
Apesar de a Inglaterra gerar a maior procura entre os estudantes que têm esta idade, atingindo 27,57% do total, distribuídos em 11 cidades, caso, além da capital, Newcastle, Brighton, Bournemouth, Liverpool, Cambridge, Manchester e Oxford, os Estados Unidos contam com 24 cidades que recebem estudantes brasileiros, alcançando um total de 22,26% da preferência - além de Nova York, as que mais recebem intercambistas brasileiros são San Diego, Los Angeles, Fort Lauderdale, San Francisco, Boston, Miami e Washington.
Em número de cidades que recebem estudantes, a Austrália figura na 3ª posição, com dez delas, caso de Sydney, Gold Coast, Melbourne, Brisbane, Byron Bay e Adelaide, entre outras.
Toronto, a capital canadense, é a segunda cidade mais procurada pelos estudantes que se destinam àquele país. Os jovens entre 23 e 35 anos respondem por 3,95% dos intercambistas da World Study para o Canadá.
Entre os jovens que têm entre 19 e 22 anos, que representam 28% dos viajantes, a preferência é a Inglaterra e a cidade mais procurada é Londres. A capital inglesa também é a preferência dos que têm mais de 35 anos (10% do total de estudantes).
Já os adolescentes até 18 anos - que somam 13% dos intercambistas da empresa - o destino preferido é a cidade de Vancouver.
# Universidade pretende reunir jovens talentosos de todo o mundo; inscrições estão abertas
# Capes prorroga prazo para inscrição em bolsa para estágio de doutorando nos EUA
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular