As formas características e coloridas do artista plástico Romero Britto tomaram conta das salas de aula em Votorantim (SP). Por meio da Oficina de Artes Visuais, alunos do 4º ano da rede pública de ensino, atendidos pelo Programa Educação em Tempo Integral, estão desenvolvendo recriações artísticas a partir do estilo alegre e despojado adotado pelo artista em suas obras.
As atividades têm contribuído para a formação e a ampliação do repertório cultural dos estudantes, tornando-os verdadeiros disseminadores da cultura e do estilo pop do pintor pernambucano, que é um dos mais prestigiados e bem sucedidos da atualidade.
O ponto de partida para o trabalho foi um estudo com a apresentação das obras de Britto, que incluiu uma roda de conversa sobre seu estilo, as cores vivas e as formas que ele utiliza e, em seguida, uma pesquisa mais aprofundada sobre sua vida e conceitos. "É sempre importante buscar novas formas de apresentar a arte e a cultura aos alunos. Quanto maior o envolvimento deles, melhor o resultado da atividade", destaca a pedagoga e mediadora da Oficina de Artes Visuais, Cristiane Daia.
Para a recriação da arte de Romero Britto, os alunos estão utilizando, além de pintura, recorte, materiais recicláveis como CDs e papelão, além de, é claro, muita criatividade. O CD é usado na obra "Peixe", como base da cabeça do animal. Além de "Peixe", os alunos desenvolvem a obra “Borboletas”, na qual rolinhos de papelão compõem a base do corpo do inseto.
Durante o ano letivo, a Oficina de Artes Visuais já desenvolveu projetos sobre Tarsila do Amaral e Cândido Portinari junto aos alunos da rede. A famosa tela "Abaporu", da pintora e desenhista brasileira, serviu de inspiração para a confecção da "Sacolinha Cultura", além de proporcionar aos educandos o contato com a língua tupi que dá origem ao nome da obra.
Outro projeto de grande contribuição foi o "Brincando com Portinari", por meio do qual foram confeccionados livros contendo releituras de diversas obras do pintor paulista, além do resgate das brincadeiras e confecção de um "Jogo da Velha" e "Bilboquê" utilizando tampinhas e garrafas pets.
Para o psicopedagogo e coordenador pedagógico, Júnior Silveira, as Oficinas de Arte trazem grandes contribuições aos alunos. "O contato com a arte é poderoso para a formação integral do indivíduo; provoca reflexões, promove estímulos, possibilita o despertar do olhar e do senso crítico", reforça.
O Programa Educação em Tempo Integral é desenvolvido em parceria com a empresa Planeta Educação com o objetivo de aumentar a autoestima dos alunos, desenvolvendo diversos talentos e promovendo a independência entre eles. Com diversas oficinas lúdicas e criativas, os estudantes participam de atividades nas áreas de Literatura e Leitura, Matemática Empreendedora, Informática Educacional, Língua Estrangeira, Esportes (Capoeira, Futsal, Futebol de Campo, Jogos de Mesa) e Artes (Musicalização, Dança e Artes Visuais).
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