Notícia
Professor dá dicas para enfrentar provas em inglês - 13/09/2013 08:55:53

Ilustração inglês


As provas de língua inglesa, principalmente nos vestibulares, costumam trazer questões de nível médio a avançado. Porém, mesmo um candidato com bom conhecimento do idioma pode cometer deslizes se não der o foco certo a seus estudos. Pensando nisso, o Professor Elvio Peralta, diretor da Rede de Idiomas PBF, elaborou algumas dicas para ajudá-lo na prova. Confira:

Um dos requisitos mais importantes: o candidato deve ter um bom vocabulário, relacionado a diferentes áreas. Todos os exames apresentam textos em inglês, seguidos de perguntas de interpretação. Entre os mais comuns estão artigos sobre política, saúde e comportamento; o que torna imprescindível para o estudo a leitura de publicações originais em inglês, que nos dias atuais são facilmente encontrados na internet, pois esta possibilita o acesso a veículos de outros países.

Para não perder tempo durante a prova, o ideal é que o candidato verifique as perguntas antes de ler o texto na íntegra, assim poderá identificar e sinalizar as informações necessárias mais facilmente. Entender o tema central do artigo também costuma ser cobrado e deve-se prestar muita atenção aos enunciados, especialmente aos que contenham as palavras: correto, incorreto, não, somente, apenas e exceto.

Dificuldades

Uma das maiores dificuldades que o estudante sente nas questões de interpretação é entender exatamente como as ações acontecem, em que momento, em que ordem e se já foram concluídas. Isso é especialmente difícil em enunciados mais complexos, que trazem mais de três verbos. Por esse motivo, deve-se estudar a fundo os tempos verbais, procurando visualizar as ações acontecendo, como em um filme. “Só conseguimos realmente absorver algo que faz sentido pra nós. A contextualização pode ser a chave.”, afirma Peralta.

Principais pontos cobrados

Entre as estruturas mais cobradas nos exames, Elvio destaca:

- Pronomes: Na presença de um pronome, saiba exatamente a que ou a quem se refere, de acordo com o texto em que está inserido.

- Conjunções: É extremamente importante entender a função das conjunções, tais como although, regardless, once, unless. Elas podem ser usadas, por exemplo, para adicionar informação, contrastar ideias ou apresentar uma condição.

- Phrasal verbs e idiomatic expressions: Conheça verbos e expressões sinônimas para eles, no próprio inglês, e tome cuidado com falsos cognatos. Questões para identificar frases com o mesmo sentido são comuns nas provas.

- Prefixos e sufixos: Conheça o significado dos principais.

- Voz ativa e voz passiva / Discurso direto e indireto: Treine as regras de como transformar frases de uma para a outra.

Segundo o professor, a dica mais valiosa a um estudante é organizar os estudos. “Conheça suas dificuldades, dedique-se diariamente e otimize seu tempo para que nenhuma matéria fique de fora do planejamento”, sugere o Professor Elvio.


Leia também...
# Errar, descobrir e reinventar: faça você mesmo

# 7 videoaulas para treinar a redação para o Enem

# Professores dão dicas para prova do Enem 2013

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)