As provas de língua inglesa, principalmente nos vestibulares, costumam trazer questões de nível médio a avançado. Porém, mesmo um candidato com bom conhecimento do idioma pode cometer deslizes se não der o foco certo a seus estudos. Pensando nisso, o Professor Elvio Peralta, diretor da Rede de Idiomas PBF, elaborou algumas dicas para ajudá-lo na prova. Confira:
Um dos requisitos mais importantes: o candidato deve ter um bom vocabulário, relacionado a diferentes áreas. Todos os exames apresentam textos em inglês, seguidos de perguntas de interpretação. Entre os mais comuns estão artigos sobre política, saúde e comportamento; o que torna imprescindível para o estudo a leitura de publicações originais em inglês, que nos dias atuais são facilmente encontrados na internet, pois esta possibilita o acesso a veículos de outros países.
Para não perder tempo durante a prova, o ideal é que o candidato verifique as perguntas antes de ler o texto na íntegra, assim poderá identificar e sinalizar as informações necessárias mais facilmente. Entender o tema central do artigo também costuma ser cobrado e deve-se prestar muita atenção aos enunciados, especialmente aos que contenham as palavras: correto, incorreto, não, somente, apenas e exceto.
Uma das maiores dificuldades que o estudante sente nas questões de interpretação é entender exatamente como as ações acontecem, em que momento, em que ordem e se já foram concluídas. Isso é especialmente difícil em enunciados mais complexos, que trazem mais de três verbos. Por esse motivo, deve-se estudar a fundo os tempos verbais, procurando visualizar as ações acontecendo, como em um filme. “Só conseguimos realmente absorver algo que faz sentido pra nós. A contextualização pode ser a chave.”, afirma Peralta.
Entre as estruturas mais cobradas nos exames, Elvio destaca:
- Pronomes: Na presença de um pronome, saiba exatamente a que ou a quem se refere, de acordo com o texto em que está inserido.
- Conjunções: É extremamente importante entender a função das conjunções, tais como although, regardless, once, unless. Elas podem ser usadas, por exemplo, para adicionar informação, contrastar ideias ou apresentar uma condição.
- Phrasal verbs e idiomatic expressions: Conheça verbos e expressões sinônimas para eles, no próprio inglês, e tome cuidado com falsos cognatos. Questões para identificar frases com o mesmo sentido são comuns nas provas.
- Prefixos e sufixos: Conheça o significado dos principais.
- Voz ativa e voz passiva / Discurso direto e indireto: Treine as regras de como transformar frases de uma para a outra.
Segundo o professor, a dica mais valiosa a um estudante é organizar os estudos. “Conheça suas dificuldades, dedique-se diariamente e otimize seu tempo para que nenhuma matéria fique de fora do planejamento”, sugere o Professor Elvio.
# 7 videoaulas para treinar a redação para o Enem
# Professores dão dicas para prova do Enem 2013
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular