Começou nesta terça-feira, 10, em Brasília, a segunda edição do Congresso Todos pela Educação. O evento, com o tema “Educação: agenda de todos, prioridade nacional”, debate até amanhã, 11, as articulações necessárias entre áreas de conhecimento, poderes executivo, legislativo e judiciário, entidades e setores da sociedade pela melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil.
“A Educação Básica brasileira vem melhorando nas últimas décadas, porém, ainda em ritmo aquém do necessário para a garantia de Educação de qualidade para todas as nossas crianças e jovens”, afirma Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos Pela Educação. “E para acelerar esse ritmo, é imprescindível a priorização da Educação por toda a sociedade e o alinhamento da agenda de trabalhos entre governo e sociedade civil de forma a garantir a plena execução do novo Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação no Congresso Nacional”, completa.
Em 2011 o movimento realizou, em parceria com mais de vinte organizações, o Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”, reunindo lideranças nacionais e internacionais em sessões que, ao todo, contaram com a participação de 127 debatedores. Muitos compromissos iniciados na ocasião do evento desdobraram-se em parcerias e projetos que hoje estão contribuindo de forma relevante para melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil.
Agora, em 2013, o Todos Pela Educação dará mais um passo na direção de apoiar o país no cumprimento da agenda contemporânea mais importante e estratégica – a de garantir Educação para todos, com qualidade e equidade –, com um encontro focado na reflexão sobre a cooperação entre os diferentes atores, para que essa enorme e complexa tarefa, que é de todos nós, seja mais efetiva e vigorosa.
O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil que congrega iniciativa privada, especialistas e gestores públicos de Educação na missão de contribuir para a garantia do direito de todas as crianças e jovens a uma Educação de qualidade até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil. Para o movimento, o país só será independente de fato quando todas as suas crianças e jovens tiverem acesso a uma Educação de qualidade.
Para esta quarta-feira estão previstas duas sessões, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Você pode acompanhar e enviar comentários e perguntas, ao vivo, preenchendo seus dados no site do Congresso.
Quarta-feira, 11 de setembro, das 10h às 13h
O sistema educacional brasileiro e a articulação entre os entes da federação na garantia de Educação de qualidade.
Nessa sessão se debaterá o modo como cada nível da federação está garantindo o direito de aprender de todas e de cada uma das crianças do Brasil em cada uma das etapas de ensino – da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Quarta-feira, 11 de setembro, das 14 às 17h
Cooperação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário pela garantia de Educação de qualidade com equidade.
A sessão analisará o modo de garantir a articulação e o alinhamento efetivo dos três poderes não apenas no nível federal, mas também nos níveis estaduais e municipais para que a agenda educacional seja efetivada com qualidade e equidade para todas as crianças e jovens do país.
# Governo do RJ oferece bolsas integrais na PUC-Rio
# Com 51 milhões de pessoas, juventude brasileira representa desafio para o governo
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular