Começou ontem, 9, em Campos do Jordão (SP), mais uma edição do Encontro da Cidadania. O evento é uma iniciativa da Fundação Lia Maria Aguiar com o objetivo de promover a reflexão e o debate saudável. A programação é composta por palestras que agregam conhecimento e propõem experiências transformadoras que podem ser aplicadas no dia a dia de jovens e adultos.
A agenda do primeiro dia do evento ficou por conta de Mauricio de Sousa, que abordou o tema “Inovação e criatividade: o caminho para o sucesso”. Mauricio, que é um dos mais importantes cartunistas do Brasil, mostrou em sua palestra como é importante correr atrás de seus sonhos e qual a importância de inovar e criar novas técnicas para estar sempre à frente do mercado e do interesse da sociedade.
Ao longo do bate-papo, que contou com a presença do prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni, Mauricio de Sousa contou sua trajetória de vida e destacou a importância da família em todo o seu crescimento. “Eu nasci em uma casa cercada de livros, com pais artistas, poetas e pintores. Eu olhava em volta e só via artistas fazendo coisas maravilhosas”, comentou.
O cartunista revelou também que enfrentou muitas dificuldades para ter seu trabalho aceito por profissionais no início da carreira. “Eu tive que começar como repórter policial em uma redação de jornal para ir conhecendo todo mundo nesse meio. Depois de um tempo eu me escondi em casa durante uma semana e fiz minha primeira história em quadrinhos. Levei para a redação e publicaram. Nessa hora pedi demissão do cargo de repórter e virei desenhista”, declarou.
Mauricio de Sousa destacou também como suas obras fizeram parte do processo de introdução à leitura em muitas gerações de jovens, que cresceram lendo os gibis da Turma da Mônica. “Quem aqui cresceu lendo as histórias da Mônica?”, pergunta o cartunista à plateia, que foi composta por empresários, autoridades, jornalistas, estudantes e crianças com gibis nas mãos, ansiosos por um autógrafo e contentes por estarem ao lado de um grande ídolo.
O empresário afirmou que suas produções estão em constante mudança para se adaptarem às tendências e hábitos dos jovens. “As crianças agora crescem muito rápido. O período de infância que tínhamos no passado agora não existe mais. Para acompanhar este ritmo lançamos a Turma da Mônica jovem, uma revista em quadrinhos voltada aos adolescentes. Além disso, nossa mais recente criação é o Chico Bento Moço, que deixa a roça e vai para a cidade grande fazer faculdade”, disse.
Em entrevista ao portal Planeta Educação, Mauricio de Sousa afirmou que está com um projeto em conjunto com o escritor Ziraldo para ampliar o número de leitores no país através da internet. “Ler não deve ser um processo monótono como decorar a tabuada. Vamos reensinar o hábito de leitura de uma maneira mais gostosa”, afirmou.
O cartunista declarou também que está aprimorando um projeto para o governo da China com o objetivo de alfabetizar as crianças através de quadrinhos, filmes, peças de teatro e shows. “Esse projeto já começou há cinco anos no país através de palestras e outras ações de leitura que passam principalmente uma mensagem sobre ética. Agora estamos aprimorando com diferentes tipos de atividades”, completou.
Questionado sobre como alcançou seus sonhos e como acredita que os jovens podem encontrar o caminho do sucesso, Mauricio afirma que a família tem um importante papel neste crescimento. “Eu tive uma infância maravilhosa. Tive não, tenho! A família é um grande motor para a educação. Todo mundo tem as suas oportunidades e é preciso aproveitá-las. E o mais importante de tudo: Leiam!”, finaliza o cartunista.
O Encontro da Cidadania acontece até a próxima sexta-feira, 13. A programação para os próximos dias abordará temas ligados à Inovação e Educação, Saúde e Qualidade de Vida, Autoestima, Meio Ambiente, Cidadania e Comunicação 2.0.
Quando: De 9 a 13 de setembro
Horário: 20h
Onde: Campos do Jordão Convention Center, Av. Macedo Soares, 499 – Capivari - Campos do Jordão (SP)
Programação:
- Terça, 10 de setembro | Marcio Atalla | Palestra: "Meios simples e fáceis para viver mais e melhor".
- Quarta, 11 de setembro | Bia Kawasaki | Palestra: "Todas as mulheres são bonitas".
- Quinta, 12 de setembro | Aron Belinky | Palestra: "Meio ambiente: transformando ideias em atitudes".
- Sexta, 13 de setembro | Marcelo Tas | Palestra: "Cidadania nas redes sociais e seus recentes movimentos".
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Outras informações: http://www.fundacaoliamariaguiar.org/Eventos/encontro-da-cidadania/
# Com 51 milhões de pessoas, juventude brasileira representa desafio para o governo
# Plataforma do Letramento oferece conteúdos para auxiliar o professor
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular