Trabalhar o vocabulário e a pronúncia da língua inglesa de forma prazerosa. Este é o objetivo do concurso educativo “Spelling Bee”, inspirado na consagrada competição americana de soletração, que está com inscrições abertas até o próximo dia 13 em Caçapava (SP).
Poderão participar 944 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) de três escolas municipais: EMEF Edmir Viana de Moura, EMEF Profª Daphne César Ghidella e EMEF Profº Fernando Pantaleão.
“O Spelling Bee busca incentivar e estimular o aluno a aprender ainda mais a língua inglesa por meio de atividades lúdicas de ensino e prática das palavras. Neste concurso, vários fatores influenciam os alunos a participar e o apoio do professor especialista como a principal figura de ensino-aprendizagem é essencial”, salienta Andressa Tezza, coordenadora do Programa Línguas Estrangeiras da Planeta Educação.
Cerca de 200 palavras serão aplicadas no concurso. Elas estarão incluídas em diversas atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula para que sejam estudados seu significado e pronúncia. Essas palavras também poderão ser consultadas previamente em dicionários e livros didáticos utilizados na rede municipal.
Durante as eliminatórias, que acontecerão de 30/09 a 04/10, os alunos serão avaliados por seus professores nos quesitos: leitura, tradução e soletração. Serão classificados dois estudantes por turma de cada unidade escolar para a grande final, que acontecerá em 11/10.
Neste dia, todas as 200 palavras serão sorteadas por uma planilha eletrônica e projetadas em um telão. Depois de visualizar a palavra sorteada, o aluno fará a leitura para o corpo de jurados, que avaliará sua pronúncia. Em seguida, o concorrente deverá fazer a tradução da mesma, podendo solicitar sua aplicação em uma determinada frase a fim de auxiliá-lo na resposta. Ao final, deverá soletrá-la dentro do tempo pré-determinado de 30 segundos.
Notas de 1 a 5 serão dadas pelos jurados levando-se em consideração os três quesitos avaliados: leitura, tradução e soletração. O aluno que tiver a menor pontuação deixará a competição e o que acumular mais pontos permanecerá para competir na segunda chave com os ganhadores da primeira, até chegar ao vencedor final.
A grande final do “Spelling Bee” acontecerá na EMEF Profª Daphne César Ghidella, onde também será feita a premiação. Serão entregues troféus e medalhas. O aluno vencedor e seu professor receberão um tablet cada. A sala de aula do aluno premiado também será gratificada com o Tour Nestlé Chocolover, uma visita guiada à fábrica de chocolates com sede no município.
O evento é uma realização da Secretaria de Educação de Caçapava, em parceria com a Planeta Educação, empresa responsável pela implantação de soluções educacionais inovadoras no município.
# Escola municipal de Lorena realiza mostra folclórica
# Pai cria software para filha e ajuda 2 mil pessoas
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular