Notícia
Projeto de Escola Municipal de Lorena (SP) fica entre os 20 ganhadores do Prêmio Victor Civita - 06/09/2013 15:57:43

Ilustração de troféu


A Escola Municipal Caic, de Lorena (SP), está em festa. O Projeto “Gráficos revelam a radiografia do Brasil” ficou entre os 20 ganhadores do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, promovido pela Editora Abril, através da Revista Nova Escola. Promovido desde 1998, o Prêmio é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso.

O projeto foi desenvolvido pela professora de Geografia, Monique Godoi Gomes Lescura, por meio da integração dos conteúdos curriculares e a Informática Educacional. Participaram 55 jovens do 7º ano da escola que aprenderam a analisar gráficos e avaliar dados estatísticos sobre a problemática social do Brasil.

Com o auxílio da mediadora Suellen Fernandes, da Planeta Educação, eles puderam utilizar recursos digitais para a construção de tabelas (Processador de Textos) e gráficos (Planilha Eletrônica), entendendo assim todas as etapas da construção de um gráfico.

“No início do ano, constatei que meus alunos, ao analisarem gráficos, o faziam de forma bem superficial. Fiquei muito incomodada e então, fazendo a interação com o Projeto Sexualidade, levei uma tabela do IBGE que constava o número de adolescentes grávidas no Brasil. Transformamos a tabela em gráfico e então pudemos construir uma análise mais profunda dos dados, diagnosticando problemas e propondo soluções”, conta a professora Monique.

Na sala de aula, o aluno pode pesquisar diferentes tipos de gráficos em jornais, revistas e internet e analisá-los.

O Projeto “Gráficos revelam a radiografia do Brasil” será publicado em uma edição da Revista Nova Escola junto com o material elaborado pelos alunos. A professora Monique foi contemplada com um ano de assinatura da revista e ganhou um tablet, mas para ela o motivo de grande orgulho é ter o trabalho valorizado e reconhecido por renomados especialistas.

“Obter um prêmio a nível nacional é ter a certeza de que um trabalho feito em equipe vai muito além do espaço físico da escola, transforma o interior do aluno, elevando sua autoestima”, comenta Monique, que completa: “Que o meu exemplo sirva para incentivar tantos outros professores pelo país”.


Leia também...
# Escola municipal de Lorena realiza mostra folclórica

# 15 dicas para professores da Educação Infantil

# Prêmio Jovem Cientista: inscrições prorrogadas até 13 de setembro

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)