A Escola Municipal Caic, de Lorena (SP), está em festa. O Projeto “Gráficos revelam a radiografia do Brasil” ficou entre os 20 ganhadores do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, promovido pela Editora Abril, através da Revista Nova Escola. Promovido desde 1998, o Prêmio é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso.
O projeto foi desenvolvido pela professora de Geografia, Monique Godoi Gomes Lescura, por meio da integração dos conteúdos curriculares e a Informática Educacional. Participaram 55 jovens do 7º ano da escola que aprenderam a analisar gráficos e avaliar dados estatísticos sobre a problemática social do Brasil.
Com o auxílio da mediadora Suellen Fernandes, da Planeta Educação, eles puderam utilizar recursos digitais para a construção de tabelas (Processador de Textos) e gráficos (Planilha Eletrônica), entendendo assim todas as etapas da construção de um gráfico.
“No início do ano, constatei que meus alunos, ao analisarem gráficos, o faziam de forma bem superficial. Fiquei muito incomodada e então, fazendo a interação com o Projeto Sexualidade, levei uma tabela do IBGE que constava o número de adolescentes grávidas no Brasil. Transformamos a tabela em gráfico e então pudemos construir uma análise mais profunda dos dados, diagnosticando problemas e propondo soluções”, conta a professora Monique.
Na sala de aula, o aluno pode pesquisar diferentes tipos de gráficos em jornais, revistas e internet e analisá-los.
O Projeto “Gráficos revelam a radiografia do Brasil” será publicado em uma edição da Revista Nova Escola junto com o material elaborado pelos alunos. A professora Monique foi contemplada com um ano de assinatura da revista e ganhou um tablet, mas para ela o motivo de grande orgulho é ter o trabalho valorizado e reconhecido por renomados especialistas.
“Obter um prêmio a nível nacional é ter a certeza de que um trabalho feito em equipe vai muito além do espaço físico da escola, transforma o interior do aluno, elevando sua autoestima”, comenta Monique, que completa: “Que o meu exemplo sirva para incentivar tantos outros professores pelo país”.
# 15 dicas para professores da Educação Infantil
# Prêmio Jovem Cientista: inscrições prorrogadas até 13 de setembro
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular