Notícia
Estudo da cultura surda deve ser constante no ambiente escolar - 06/09/2013 09:55:16

Foto de surdo usando Libras


A inclusão educacional já é uma realidade em muitas escolas brasileiras. Porém, essa nova realidade exige que os profissionais da Educação estejam preparados e treinados para lidar com alunos com deficiência. Em Lorena (SP), mediadores e coordenadores da Planeta Educação, empresa que desenvolve soluções educacionais inovadoras no município, participarão de uma Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que será ministrada nesta sexta-feira, 6, pelo analista da Planeta Educação e tradutor-intérprete de Libras pela IMOESC – Caçapava/SP, David Marcelo Pereira Berto.

O objetivo do treinamento é facilitar a comunicação dos mediadores dos Programas Línguas Estrangeiras e Informática Educacional, que atuam nas escolas, com os alunos deficientes auditivos atendidos pela rede municipal de ensino de Lorena.

O analista David Berto defende que o incentivo ao estudo da cultura surda deve ser constante no ambiente escolar. Ele revela que a Libras não é apenas uma linguagem, com caráter subjetivo, mas uma língua, como o Inglês ou o Francês. “Seu estudo requer atenção e dedicação para que se possa dominar as diferenças das línguas orais-auditivas das línguas visuais-espaciais, com suas regras gramaticais e regionalismos”, enfatiza.

David lembra também que a difusão da Língua está prevista em lei, através da chamada Lei de Libras (Nº 10.436, de 24 de Abril de 2002). Ela determina, em seu Artigo 2º, que “deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil”.

O curso visa ainda o incentivo na preparação dos mediadores para auxiliar os alunos em sala de aula a fim de que haja uma melhor interação entre alunos com surdez e seus colegas ouvintes, desenvolvendo assim, ao máximo, suas habilidades.


Leia também...
# Escola municipal de Lorena realiza mostra folclórica

# Com 51 milhões de pessoas, juventude brasileira representa desafio para o governo

# Plataforma gratuita entra no ar e ajuda estudante a se preparar para o Enem

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)