Foi prorrogado o prazo para inscrições para o XXVII Prêmio Jovem Cientista. Estudantes do ensino médio, estudantes do ensino superior, mestres e doutores têm agora até 13 de setembro para enviar suas pesquisas para o concurso. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.jovemcientista.cnpq.br. Os alunos do ensino médio podem optar por enviar seus trabalhos pelos Correios – postando-os também até o dia 13. Em 2013, mais de R$ 700 mil serão distribuídos em prêmios. O Prêmio é uma iniciativa do CNPq, Fundação Roberto Marinho, Gerdau e GE.
Nesta XXVII edição, a iniciativa convoca os jovens a encontrar soluções para problemas ocasionados pela má gestão dos recursos hídricos. A superfície da Terra é coberta por 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Sua roupagem azul, que tanto encantou o astronauta Yuri Gagarin, pode nos fazer acreditar que a água nunca faltará ao homem. Já se sabe, entretanto, que apenas 0,003% desse volume pode ser aproveitado para saciar a sede, fazer a higiene e irrigar a agricultura. E essa pequena quantia é ainda ameaçada pelo desperdício e a poluição. Muitos são os problemas, mas muitas são também as formas de resolvê-los. Pensando nisso, o Prêmio Jovem Cientista aborda o tema “Água: desafios da sociedade”.
Estudantes do ensino superior, mestres e doutores poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:
• Gestão inovadora dos recursos hídricos aplicada ao uso do solo e à gestão ambiental;
• Tecnologias inovadoras para despoluição de bacias hidrográficas e sua integração com as dos sistemas estuários e zonas costeiras;
• Ecotecnologias no tratamento de águas residuárias, industriais e urbanas, esgotos domésticos, águas pluviais e despoluição;
• Uso racional e eficiente da água: gerenciamento, aproveitamento e reúso;
• Uso de tecnologias de sensoriamento remoto na avaliação dos recursos hídricos;
• Uso da água e da energia e aplicação de tecnologias inovadoras que promovam sua sustentabilidade;
• Contaminantes emergentes (disruptores endócrinos, fármacos, resíduos orgânicos): detecção e remoção em sistemas de abastecimento de água;
• Uso de membranas no tratamento da água;
• Causas e consequências de florações de cianobactérias em mananciais de abastecimento de água;
• Gerenciamento da água no meio urbano: novas tecnologias para minimizar alagamentos;
• Eventos hidrológicos extremos e sistemas de alerta;
• Impactos de mudanças climáticas nos recursos hídricos.
Estudantes do Ensino Médio podem inscrever trabalhos relacionados aos seguintes temas:
• Gestão de bacias hidrográficas;
• Tratamento e reúso da água;
• Água e saúde pública;
• Uso da água para geração de energia;
• Tecnologias para dessalinização da água.
Na categoria Mestre e Doutor, os vencedores são agraciados com R$30 mil (1º lugar); R$20 mil (2º lugar) e R$15 mil (3º lugar). Para Estudantes do Ensino Superior, os valores são de R$15 mil (1º lugar), R$12 mil (2º lugar) e R$10 mil (3º lugar). Estudantes do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares ganham modernos laptops. No Mérito Institucional, serão pagos R$35 mil para cada uma das duas instituições. O pesquisador indicado para receber o Mérito Científico receberá R$20 mil.
O CNPq concede bolsas de estudo desde a iniciação científica até o pós-doutorado. A GE oferece aos vencedores e orientadores visitas técnicas às suas unidades fabris e laboratórios de pesquisa.
# MEC anuncia programa de intercâmbio para negros e indígenas
# Microsoft abre convocatória em prol da juventude
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular