Notícia
Veja 8 dicas da Secretaria de Educação de SP contra o sedentarismo - 30/08/2013 12:29:16

Foto de crianças brincando


As mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo foram convocadas para uma programação especial nesta sexta-feira, dia 30. É o dia do Agita Galera, evento que auxilia os 4,3 milhões de alunos, pais e toda a comunidade escolar sobre a importância das atividades físicas. Por isso, a Secretaria da Educação do Estado consultou especialistas e listou 8 dicas que incluem o exercício físico na rotina e ajudam a população a brigar contra o sedentarismo (veja abaixo).

O "Agita" é um evento realizado em parceria entre as secretarias do Estado da Educação e Saúde e também o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). O objetivo é todo ano destinar a última sexta-feira do mês de agosto para reforçar as discussões sobre a influência dos exercícios na prevenção de doenças e na promoção do bem estar dos alunos. O tema sugerido para 2013 é "circo" e cada unidade de ensino ficou responsável por elaborar a sua programação.

"A atividade física melhora a circulação sanguínea, irriga o cérebro, ativa a memória e facilita o trabalho mental. Nessa perspectiva, apresentamos aos nossos alunos algumas dicas simples para incluir exercícios físicos na rotina, excelentes mecanismos para ampliar a disposição do dia a dia", afirma Marcelo Ortega Amorim, da equipe curricular de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação.

Saiba quais são as 8 dicas para incluir atividade física na rotina:

Incentivar os hábitos saudáveis faz parte dos programas permanentes da Secretaria da Educação. As escolas da rede, por exemplo, recebem merenda elaborada por nutricionistas, com redução de sódio e equilíbrio de nutrientes e vitaminas. Além disso, nas 2,3 mil unidades do Programa Escola da Família, todo fim de semana são realizadas ações sobre o cuidado com a saúde para alunos e a comunidade escolar.

Este ano também, a partir da segunda quinzena de setembro, a Educação vai realizar o primeiro mapeamento das taxas de obesidade e sedentarismo de 13 mil estudantes da Capital e Região Metropolitana para, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, reforçar os programas de proteção à saúde. A ideia é que os alunos sejam multiplicadores do autocuidado para toda a família.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo


Leia também...
# Falta de prática na escola é apontada por órgão britânico

# Congresso de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem começa nesta quinta em SP

# Levar foco em resultado para as escolas públicas já foi mais difícil

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)