O Conselho de Ciência e Tecnologia da Inglaterra alertou as autoridades nesta semana para o despreparo prático dos alunos ao deixarem as escolas sem ter contato com experimentos na área de Ciências.
Segundo o órgão, as escolas estão se preocupando em formar alunos nota 10, que estejam preparados para o vestibular, porém esquecem que a prática é fundamental para o exercício de algumas funções.
O Conselho destaca que o experimento prático é a essência da Ciência e deve estar no centro do currículo escolar. Segundo a entidade, aprender Ciências sem testes em campo é como aprender literatura sem ler livros.
A denúncia foi feita através de uma carta ao ministro da Educação britânico, Michael Gove. Junto à carta foi anexado um estudo mostrando a falta de preparo de estudantes com experimentos durante os últimos vinte anos.
De acordo com um porta-voz do Ministério da Educação, o novo currículo que vem sendo elaborado pelo governo do país já deve incluir uma série de experimentos e atividades práticas na área de Ciências. “Nós vamos incentivar as crianças do ensino fundamental para que desde pequeno elas tenham o contato com a parte prática e possam ter aulas mais avançadas em laboratório quando estiverem maiores”, completa.
# Escola Steve Jobs promete trocar cadernos por iPads
# Plataforma gratuita ajuda estudante a se preparar para o Enem
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular