Alunos do 5º ano da EMEF Edith Maganini, em Votorantim (SP), contemplados com o Programa Educação em Tempo Integral, têm desenvolvido durante este ano letivo diversas habilidades utilizando a tecnologia, por meio de projetos que acontecem nas Oficinas de Informática Educacional. Neste segundo semestre, os alunos já aproveitam os recursos tecnológicos para aprender mais por meio da arte, pintura, desenho e animação. É a partir da temática do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que eles vêm desenvolvendo um desenho animado, utilizando as ferramentas e softwares disponíveis no laboratório de informática da escola.
“O tema proposto possibilita que os alunos reflitam, discutam e assimilem seus direitos e deveres dentro da comunidade em que estão inseridos. O projeto conta com atividades práticas, divertidas, lúdicas e inovadoras, que motivam e incentivam os alunos a participar ativamente de todo o processo. Com isso, eles enriquecem suas próprias capacidades, com criatividade, melhorando a comunicação, socialização e autoestima”, explica Júnior Silveira, coordenador pedagógico da Planeta Educação em Votorantim.
Segundo a mediadora das oficinas de Informática, Camila Doray, os recursos tecnológicos contribuem para novos modos de aprendizagem e auxiliam no desenvolvimento da criança.
“Os recursos tecnológicos permitem várias formas de trabalho. Os alunos podem pesquisar o tema proposto, fazer simulações, experimentar e criar soluções. Além disso, o uso da tecnologia possibilita a interatividade com outros indivíduos, estimulando a comunicação”, enfatiza.
No primeiro semestre de 2013, alunos do 4º ano de diversas escolas municipais que participam do programa, produziram nas oficinas de Informática Educacional um jornal impresso, batizado de Jornal do Integral. O projeto nasceu depois que eles tiveram a oportunidade de conhecer profissionais da imprensa. O Jornal do Integral, que foi distribuído nestas unidades escolares, trouxe como tema principal o município de Votorantim e sua história. Desse modo, os alunos descobriram mais sobre a cidade, ao mesmo tempo em que utilizaram na prática os recursos tecnológicos disponíveis para confecção e impressão do jornal.
Camila Doray lembra que “a Informática Educacional não entra como uma disciplina a mais no currículo, mas, permeando entre elas, possibilita um aprendizado multidisciplinar extraordinário”, finaliza.
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