O braço social da Microsoft, a gigante mundial em tecnologia, e a Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ) resolveram unir forças para ajudar os jovens e as organizações sociais que trabalham com esse público. Assim, para melhor orientar essas instituições a arrecadarem mais fundos para os seus projetos e também introduzir mais jovens às possibilidades de formação por meio de recursos tecnológicos disponíveis na rede, as duas entidades parceiras resolveram lançar uma convocatória on-line para mapear quem são e quais são os perfis de organizações e jovens que necessitam desse tipo de orientação.
Por meio do site da OIJ, institutos, fundações e organizações sem fins lucrativos que trabalham com projetos de educação e tecnologia voltados à juventude na América Latina e no Caribe podem preencher o formulário digital da campanha para assim serem catalogados pelo projeto. A iniciativa busca conhecer a quantidade de organizações, a localização de cada uma delas, características de atuação e os recursos que necessitam para o devido funcionamento. E, no caso dos jovens, a convocatória vai levantar questões sobre a relação deles com as tecnologias de informação.
A partir da construção dessa rede de instituições e da quantificação de entidades, a gigante da tecnologia e a organização ibero-americana pretendem oferecer instruções sobre melhoria de infraestrutura, gestão e captação de recursos pelas ONGs, tudo por meio de softwares, ferramentas e treinamentos digitais. Está previsto também um programa de doação de tecnologias para as organizações inscritas. Por fim, os planos também incluem a criação de um fórum que reúna todas as instituições participantes. Dessa forma, ficaria mais fácil a disseminação de informações, publicações e estudos produzidos pela OIJ.
Outra frente do projeto tem como foco direto o próprio jovem. Assim, todos que participarem da chamada vão receber orientação dos parceiros institucionais do projeto sobre treinamentos e recursos educacionais disponíveis em programas da Microsoft próprios e aqueles firmados com governos e universidades.
Fonte: Porvir
# Na reta final, Prêmio Educadores Inovadores ainda recebe inscrições
# Campanha busca popularizar aprendizado colaborativo no Brasil
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular