Foi inaugurada nesta semana na cidade de Sneek, Holanda, a primeira escola em homenagem ao fundador da Apple, Steve Jobs. A escola deve apresentar um novo formato de aprendizagem, onde a lousa e os cadernos são trocados por iPads, um para cada aluno.
O currículo das aulas foi elaborado pela Fundação Educação para uma Nova Era (O4NT, em inglês). Neste modelo, os alunos não têm aulas regulares e os espaços da escola agora são usados pelos professores para reunir os estudantes e discutir projetos, sem horários fixos.
O formato permite com que a criança troque informações e participe de atividades através de um grupo virtual, onde textos, tarefas, provas e discussões são acessadas pelo iPad. A plataforma permite também o acompanhamento por parte dos pais.
A escola é voltada inicialmente a alunos de quatro a doze anos de idade. O principal objetivo deste tipo de escola é preparar o aluno para acessar e processar a informação e a tecnologia, desenvolvendo habilidades que serão extremamente úteis no futuro.
A meta é atender cerca de mil alunos durante o primeiro ano de funcionamento. Outras sete escolas similares estão sendo inauguradas junto com a filial de Sneek. Até o final do período letivo, outras cinco devem abrir as portas, totalizando 12 escolas com a metodologia de Steve Jobs.
# 10 boas experiências no uso de tablets e laptops
# Professores usam tablets para explicar conceitos em sala de aula
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular