Falta pouco mais de um mês para o fim das inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2013. Até 30 de setembro, os professores ainda podem fazer suas inscrições. O prêmio valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores de escolas públicas e particulares de educação básica, que utilizam a tecnologia para ampliar o processo de aprendizagem dos estudantes. O prêmio faz parte do programa “Parceiros na Aprendizagem” (Partners in Learning), da Microsoft, que já atingiu cerca de 215 milhões de professores e estudantes em 119 países.
Este ano, o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores foi totalmente reformulado, de maneira que quem participar não terá apenas seu trabalho reconhecido como um projeto inovador, mas também fará parte do Programa Educador Especialista da Microsoft. Neste programa, o participante terá a oportunidade de desenvolvimento profissional e troca de experiências com duração de um ano. Os três vencedores do Prêmio serão nomeados Educadores Especialistas e participarão do Fórum Global Parceiros na Aprendizagem, que acontecerá em março de 2014.
Segundo a Microsoft, a premiação propicia a criação de referências importantes e experiências que favorecem a transformação da escola em um espaço de aprendizagem contínua – para educadores, alunos e comunidade em seu entorno –, bem como a valorização e o reconhecimento da importância de seu papel para a criação de uma cultura de uso de tecnologias nos ambientes educacionais.
O prêmio conta com a parceria de diversas instituições, entre elas a Planeta Educação, especializada no desenvolvimento e implantação de soluções educacionais inovadoras, que atua em parcerias com as secretarias de educação em escolas públicas de todo o país.
Nos últimos anos, os professores brasileiros têm se destacado com projetos inovadores e eficazes, como os de Margarida Telles, Sandra Caldas e Marli Fiorentin. A lição que fica da conversa com esses educadores é que a tecnologia nunca é o fim, mas o meio de se inovar em sala de aula.
As inscrições deverão ser feitas pelos próprios professores que desenvolveram os projetos, por meio da rede Parceiros na Aprendizagem.
O processo é simples e, se o participante já tem uma conta de Facebook, Google, Yahoo ou Windows Live ID, é só integrá-las a PIL Network. Senão, basta preencher o formulário.
É obrigatório adicionar um vídeo demonstrando o projeto. O vídeo não precisa ser profissional, mas vale a pena caprichar, pois ele é um dos principais registros para a avaliação dos jurados do Prêmio.
Os projetos inscritos serão analisados por um comitê de seleção que definirá 10 finalistas, que apresentarão seus projetos à banca examinadora na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo, no mês de Outubro. Após a apresentação dos projetos, três vencedores serão escolhidos e anunciados em Novembro.
Além de serem nomeados Educadores Especialistas (Microsoft Educator Specialist) e participarem do Fórum Global Microsoft Parceiros na Aprendizagem, os três vencedores também ganharão Cursos de Inglês on line da Englishtown e Tablets com Windows 8 e uma assinatura anual do Microsoft Office 365 Home Premium.
# UNESCO abre inscrições para prêmio de educação de qualidade a pessoas com deficiências intelectuais
# Brasileiros participam de competição internacional de matemática
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular