Depois de começar mais um semestre letivo em todo o país, muitas crianças acabam demorando um pouco mais para voltar ao ritmo normal e acompanhar as aulas sem nenhum tipo de problema.
Os pais devem estar atentos para que todas as rotinas sejam cumpridas e o desempenho da criança não seja comprometido por problemas em casa.
É importante acompanhar o rendimento escolar do aluno com frequência e manter um contato com a escola para que os pais tenham conhecimento do que acontece dentro da sala de aula.
Faça com que o hábito de dormir no horário correto seja seguido
Durante as férias muitas das crianças estavam acostumadas a dormir em horários diferentes e não respeitavam uma regra. O importante agora é fazer com que os horários sejam cumpridos para que o sono não fique acumulado e o aluno não tenha problemas na escola.
Estabeleça uma comunicação com os professores e a escola
É importante estar em constante comunicação com a instituição de ensino de seu filho. Pergunte sempre aos professores como você e o resto da família podem ajudar o aluno a fazer a lição de casa e revisar o conteúdo visto em sala da aula. Não deixe de participar também dos encontros periódicos que muitas escolas realizam entre os pais de alunos.
Tenha um cuidado especial com a alimentação
Crianças com fome acabam tendo dificuldade para se concentrar em sala de aula. Estudos mostram que os alunos que tomam café da manhã e se alimentam de maneira equilibrada tem melhores resultados na escola. Não deixe de procurar um especialista caso precise de ajuda.
Cuide sempre da saúde
Procure levar seu filho ao médico sempre que apresentar sintomas de alguma doença e também para consultas periódicas. Cuide para que as vacinas sejam aplicadas na data correta e não se esqueça de fazer também exames de vista com certa frequência.
Prepare um local de estudos adequado
A lição de casa é uma etapa importante no processo de aprendizagem e deve ser apoiada pelos pais. O importante é reservar um espaço plano e bem iluminado para que a criança possa estudar, longe de ruídos e distrações.
Tome cuidado com a mochila
O excesso de peso pode trazer sérios riscos ao aluno. O ideal é que a mochila tenha entre 10 a 20% do peso total da criança. Evite também que a mochila seja carregada somente por uma alça, o que pode causar lesões por concentração de peso em um só local do corpo.
# 10 dicas para ajudar as crianças na hora da lição de casa
# Conheça as ações das cinco cidades brasileiras com melhor IDHM em Educação
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular