Notícia
São Caetano do Sul (SP) é exemplo na luta contra o analfabetismo - 08/08/2013 14:17:22

Mapa de São Caetano do Sul

Bruno Oliveira - Planeta Educação

Com cerca de 150 mil habitantes e 25 mil alunos espalhados em 71 escolas municipais, São Caetano do Sul (SP) é considerada uma cidade livre do analfabetismo e sem déficit de vagas para alunos que queiram cursar as escolas municipais e também a educação infantil em período integral (creche).

O Prêmio de Município Livre do Analfabetismo foi recebido através do Ministério da Educação em 2006, o qual concedeu o título aos municípios onde a taxa de analfabetismo fosse menor a 3%. Em São Caetano do Sul a taxa de analfabetismo é de 0,9%.

Alunos durante aplicação de prova A cidade conquistou a segunda posição no ranking dos municípios com melhor Educação no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), ficando atrás apenas de Águas de São Pedro (SP). Seu IDHM-Educação foi de 0,811, segundo os dados divulgados no Atlas Brasil 2013. São Caetano também ocupa o primeiro lugar entre os municípios brasileiros de acordo com o ranking do IDHM.

A meta do município é melhorar sua colocação em outros rankings e provas de avaliação do ensino. Para isso, devem ser investidos recursos em diversas áreas da Educação, principalmente na questão da leitura, conforme afirmou o secretário de Educação de São Caetano do Sul, Daniel Belluci Contro, em entrevista ao portal Planeta Educação:

“São Caetano tem um dos melhores orçamentos do país para a questão do ensino e devemos usar isto para melhorar ainda mais a Educação no município. Vamos investir fortemente na leitura e trabalhar para melhorar nossa posição em rankings como o Ideb, Saresp e Enem”, afirma.

Frequência escolar

Em 2010, ano em que foram coletados os dados do Atlas Brasil 2013, São Caetano do Sul tinha 73,8% de seus alunos entre 6 e 14 anos cursando o ensino fundamental na série correta para a idade. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 48,3% estavam cursando o ensino médio regular sem atraso, Já nos adultos de 18 a 24 anos, 35,9% estavam cursando o ensino superior em 2010 no tempo correto. A escolaridade da população adulta é um importante fator na composição da nota do IDHM-Educação.

Gráfico de frequência escolar

Além do ensino regular, o município de São Caetano do Sul pretende oferecer educação integral a todos os alunos do ensino fundamental. “Nós estamos com 25% dos alunos já em período integral. Para o próximo ano a meta é chegar a 40%. Quanto menor a criança, mais dependente ela fica da assistência. Queremos ampliar e ir transformando anualmente até chegar a 100%”, destaca o secretário.

Tecnologia

Professora orienta aluna duante atividade no laboratório de informática A tecnologia foi apontada por Daniel Belluci como um dos fatores que ainda deve enfrentar alguns desafios para que possa chegar ao nível desejado pelo município. “Alguns professores ainda têm dificuldade em usar a tecnologia na sala de aula, ao contrário das crianças, que já crescem usando um computador. Acho que ainda temos alguns desafios pela frente e o uso da tecnologia vai ser crescente nas escolas do município”, diz.

Entre os investimentos na área, o secretário afirma que estão sendo colocados projetores em todas as salas de aula, diminuindo cada vez mais o uso da lousa pelo docente. “O professor vai poder preparar a aula em casa e apresentar o conteúdo de maneira digital, sem ter que ficar escrevendo na lousa”, completa. Belluci também destaca que o município possui lousas digitais e cerca de oito mil computadores espalhados nas escolas.

Capacitação dos profissionais

Alunas assistem vídeos do projeto Khan Academy A parceria da Prefeitura de São Caetano do Sul com a Fundação Lemann também garantiu investimentos em dez escolas do município, que receberam computadores portáteis e capacitação aos professores para oferecerem aos alunos as consagradas aulas da Khan Academy, um projeto de aulas virtuais que oferece acesso gratuito a mais de 3,8 mil vídeos de diversas matérias.

“A formação dos professores é essencial. Temos um projeto de capacitação em serviço. Isso é permanente. O diretor tem meta semanal para assistir aulas do professor. O gestor é treinado para assistir a aula e dar um retorno. O uso do quadro, a abordagem, o processo, a reflexão, o conceito: tudo é registrado”, destaca o secretário.

Os formadores de disciplina também são um dos recursos utilizados pela Secretaria de Educação de São Caetano do Sul para formar docentes especializados. “Temos encontros semanais entre os professores e formadores de disciplina. É muito mais eficaz formar o professor a partir de sua especialidade”, afirma.

Reforço escolar

O aumento da oferta de reforço escolar é um dos itens considerados como prioridade pela Secretaria de Educação da cidade, segundo o secretário. “Queremos e vamos melhorar a escola pública de São Caetano para todos os alunos, inclusive com uma boa estrutura de reforço, já que elevando a qualidade de ensino a demanda de reforço é maior”, destaca.

“Não estamos colocando qualquer professor para dar o reforço. Estamos colocando os melhores”, afirma Daniel ao ser questionado sobre a capacitação dos professores para dar aulas de reforço.

A criação do programa Escola de Pais foi uma das formas encontradas pelo município para melhorar o contato dos pais com a educação das crianças. “Conversamos com 6 mil famílias neste primeiro semestre, incentivando elas a acompanhar a vida escolar do filho, dando apoio desde a parte lógica até a questão social”, afirma. O programa visa reunir e orientar as famílias com relação ao desempenho de seus filhos.

São Caetano do Sul também tem programas de educação inclusiva. Segundo Daniel, estão sendo montadas salas em todas as escolas municipais para atender os alunos com deficiência.

A oferta de cursos gratuitos de informática a deficientes visuais é uma das estratégias adotadas pelo município para auxiliar no processo de educação destes alunos. “O nosso lema aqui é equidade com alto desempenho, oferecendo um bom ensino para todas as crianças. Uma escola de melhor nível”, completa o secretário.


Leia também...
# Águas de São Pedro (SP) aposta em profissionais motivados para oferecer educação de qualidade

# Criação de um sistema de ensino padronizado é uma das metas de Santos (SP)

# Qualidade na Educação é prioridade para o município de Vitória (ES)

# Florianópolis (SC) tem mais de 70% dos alunos cursando o Ensino Fundamental na série correta para a idade

# Conheça as ações das cinco cidades brasileiras com melhor IDHM em Educação


Avaliação desta Notícia: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)