A melhoria da educação brasileira passa “necessariamente” pela mudança na maneira como os professores repassam os conhecimentos aos seus alunos. O processo de ensino-aprendizagem deve ser menos conceitual e mais “concreto”, afirma o especialista em educação Claudio de Moura Castro, ex-diretor geral da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ele é um dos palestrantes convidados da SalaMundo 2013, encontro internacional de educação que está sendo realizado nesta terça-feira, 6, e quarta-feira, 7, em Curitiba.
“Os nossos professores precisam falar mais do mundo real nas salas de aulas. Trazer menos conceitos teóricos e trabalhar mais com a realidade concreta do mundo, propor mais atividades pedagógicas práticas e incentivar a realização de tarefas em que os estudantes exercitem o olhar, mas que coloquem logo em seguida mãos à obras”, diz Castro.
Baseado em uma série de pensadores que enfatizam a importância das mãos, Castro se fundamenta em argumentos dos filósofos gregos, bem como em Kant, nos conceitos das corporações de ofícios francesas – que defendem que o conhecimento mora na cabeça, mas entra pelas mãos -, em educadores, como Motessori, Piaget, Dewey, Papert. Castro pretende contribuir com os profissionais de educação que estarão presentes, chamando atenção para esse tipo de prática. “Não se trata de pregar ideias novas e revolucionárias, mas de pregar ideias velhas, revolucionárias”, afirma.
O SalaMundo 2013 reúne a cada dois anos especialistas nacionais e internacionais, educadores e representantes da sociedade civil para compartilhar experiências, propor inovações e apresentar propostas para os problemas da área. Em sua primeira edição, 2011, o encontro reuniu 2.643 participantes.
Fonte: Porvir
# Plataforma usa inteligência artificial para personalizar o ensino
# Alunos americanos expõem trabalhos em Feira de Ciências ao ar livre
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular